Sejam bem vindos!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A JUSTIÇA

Artigo nº 165
Estamos sempre aprendendo, confiar conferindo, reconhecer o valor das pessoas, tolerar o possível, nunca a mentira e a desonestidade, o próximo é quem faz a vida da gente com alegria. Importante o programa A Hora da Educação em horário nobre da televisão, rádio, estendendo à imprensa escrita, abordando temas como: Valor da família, orientação à criança e ao jovem para estudar muito, profissionalismo, comportamento no trânsito, saúde, alimentação, atividade física.

Vejo o Exército, Marinha e Aeronáutica forças estratégicas na segurança do país. A Polícia Militar mantém a ordem pública e segurança das pessoas, a Polícia Federal e a Polícia Civil têm um trabalho importante na diligência e investigação. A imprensa, o Ministério Público e Tribunais de Contas atuam contra a corrupção dos recursos públicos e o Poder Judiciário julga. Por isso, a estrutura desses organismos deve estar no orçamento do país com prioridade.

Preocupante o sistema carcerário, é uma indignidade, fruto também da corrupção. Precisamos de um sistema penitenciário com espaço físico, escola profissionalizante com professores, psicólogos num trabalho para o presidiário ser re-inserido na sociedade. Lembro-me que meu pai dizia, “estudar, estudar, estudar, o Exército é uma escola, o jovem não pode deixar de prestar o serviço militar”.

Quanto mais corrupção, mais pobreza, fome e falta de qualidade na saúde, educação e lazer para o pobre. O governo que se instalou em janeiro de 2009 em Ipiaú deixou de fazer licitação para coleta do lixo, contratando empresa para atender interesse político ou pessoal, a limpeza da cidade e coleta do lixo estão de péssima qualidade e ainda aumentou o valor em cinqüenta por cento. A empresa anterior fazia varredura e coletava o lixo com qualidade.

O governo de Ipiaú não deu continuidade à construção do projeto de lazer dizendo no rádio que é faraônico e estimula a invasão da área. Não pagou os R$ 733.810,13 aos fornecedores que o governo passado deixou empenhado, com saldo de R$ 1.758.742,15. Não corrigiu o salário dos funcionários e tem tirado direitos adquiridos dos professores.

O povo não deve votar em candidato inconfiável, diagnosticar os verdadeiros corruptos, como também não aceitar a improbidade administrativa no Executivo e no Legislativo. Defendo transparência junto ao funcionário público e à comunidade, o capitalismo social com a participação do trabalhador na administração e no lucro da empresa dificulta a sonegação e manipulação de balanço. Salário coerente traz produtividade e estimula o bom profissional.
Os Tribunais de Contas podem estar vinculados ao Poder Legislativo para ajudar na administração pública e no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas com independência. Conta rejeitada é assunto para o Ministério Público e o Judiciário, o Legislativo não deveria ter poder para aprovar.

domingo, 24 de maio de 2009

A VERDADE

Artigo nº 164

Salvador é uma das cidades do Brasil que encanta o turista, situada numa ponta de terra cercada pelo mar nos três lados. Topografia falada, o elevador Lacerda liga a cidade alta à cidade baixa, 365 igrejas católicas, museus, no Pelourinho nos sentimos como se estivéssemos em Portugal de 1500, completa tudo isso o baiano que vibrante e gosta de festa.
Com o aquecimento global, a cidade de Salvador mudou também a umidade do ar, a distribuição das chuvas e a população trabalhadora que mora nos morros está passando momentos de grande angústia. Não vamos culpar o Prefeito João Henrique, o ex-Prefeito Antônio Imbassay, os saudosos Clériston Andrade, Heitor Dias e outros. Todos têm história como administradores públicos.
Precisa mudar a mentalidade dos políticos, cada cidade deve ter seu projeto de crescimento. A prioridade de um governo municipal deve estar no projeto de urbanização com esgotamento sanitário, aterro sanitário, luz e água. Quando de uma invasão, o governo deve se fazer presente com o Plano Diretor.
São Paulo, diante de seu parque industrial, tem a maior renda nacional. No ano passado andei na sua periferia, fiquei triste. Andei também na periferia de Santiago do Chile, onde vi urbanização e a sociedade trabalhadora residindo com dignidade. Em Ipiaú, em 2001, foi aprovado o Plano Diretor. A partir daí, começou-se a fazer o planejamento do crescimento da cidade, construindo o bairro nobre da sociedade trabalhadora, Irmã Dulce, o parque da cidade, a central de abastecimento e projetos para o anel rodoviário, primeiro módulo da universidade e distrito industrial.
A verdade é que numa empresa, os acionistas escolhem o seu conselho administrativo e o presidente executivo. Nos municípios o povo deve escolher bem seus governantes, acompanhar a administração, os gastos, apoiar os conselhos de controle social e se manifestar quando o executivo e o legislativo não estiverem correspondendo e merecendo confiança.
Na presidência da câmara quero participar desse trabalho junto com o povo. No Brasil temos muitos políticos que pensam assim, mas não é a maioria. Admiro o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Governador Jaques Wagner, por isso sou pela unificação das eleições, mandato de cinco anos e reeleição que é de responsabilidade do povo.

ASSOCIAÇÕES DE PREFEITOS

Artigo nº 163

Um leitor disse no Jornal A Tarde de 04.05.09, coluna livre: “A marcha dos prefeitos é uma palhaçada de manifestação”. Não tenho a mesma opinião, os movimentos e discussões são importantes, necessário fundamentação e números. Na Bahia tem municípios que desperdiçam recursos, em outros faltam recursos, infelizmente a renda nacional está concentrada em setenta municípios.

A oposição no Congresso Nacional, nas duas casas, usa a tribuna para agredir o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ao assumir a presidência em 2003 foi um verdadeiro caixeiro viajante para crescer a exportação e gerar emprego. Nessa crise da economia internacional fez muitas reuniões com os ministros da área econômica, empresários e sindicalistas. Foi ouvido e elogiado por outros governos na reunião do G-20. Para evitar que a crise atingisse o Brasil, maior desemprego e queda da arrecadação, baixou alguns impostos e isentou outros.

Se as questões dos municípios fossem colocadas sem politicagem, tratadas como deve, as associações de prefeitos dos estados levantariam a realidade de cada município e apresentariam ao ministério da fazenda a relação dos que estão sem condições de atender aos custos fixos e operacionais. Para fazer isso é só ver o sistema implantado no governo de Ipiaú, 2001-2008, era apresentado ao povo o fechamento das contas do mês e o orçamento para o mês seguinte em praça pública e a documentação ficava à disposição da comunidade.

A administração dos municípios precisa encontrar o caminho para ter seu projeto de desenvolvimento urbano com plano diretor para crescer com esgotamento sanitário, aterro sanitário, água, energia, saúde e educação, também na área rural. O povo não deve eleger candidato que ao assumir uma cadeira na câmara de vereadores ou a prefeitura, dê prioridade a financiadores de campanha. Se na reforma política for incluído financiamento de campanha para prefeito e vereador será um salto para renovar a administração pública com a participação da mulher e do jovem, teríamos uma democracia mais forte com menos corrupção.

No Brasil do governo Lula, a economia mudou também nos municípios e o país é um dos mais preparados para enfrentar essa crise econômica internacional, porque desde 2003 luta contra a corrupção, aí está a atenção do Ministério da Justiça apoiando o trabalho da Polícia Federal, a CGU-Controladoria Geral da União, os Tribunais de Contas e presença firme do Ministério Público.

O CONGRESSO NACIONAL

Artigo n º 162

A imprensa divulgou que parlamentares estão usando passagem aérea de forma irregular. Será que eu estava com a razão quando coloquei em um artigo que não temos corruptos, o sistema é que é corrupto.

Muitos deputados e senadores são verdadeiros escravos do trabalho no Congresso e no final de semana em seus estados. Têm despesas de viagem e ainda encontram pessoas necessitadas com problemas de saúde e de alimentação. A maioria dos municípios falha na administração, não tem Secretaria de Ação Social e quando tem mistura o cadastro das famílias necessitadas com política.
Parlamentares estão usando a cota estipulada que não determina que é apenas para passagem pessoal. Sugeri também em um artigo, a criação de uma comissão para desenvolver sistema que dificultasse o desperdício do dinheiro público nos municípios, poderia ser em parceria com Tribunais de Contas e CGU – Controladoria Geral da União. O Presidente da Câmara, Michel Temer, parlamentar que tenho admiração, determinou agora uma comissão para definir o uso de passagem aérea.
Fiquei surpreendido quando um Senador, dos mais estudiosos, admitiu na Tribuna do Senado plebiscito para julgar o Congresso, o que o povo já faz de quatro em quatro anos nas eleições, inclusive renovando. Necessário não é plebiscito, e sim a reforma política para oferecer ao povo melhor condição de escolher seus representantes para o Congresso Nacional e Assembléias Legislativas dos estados, aí está a importância do voto distrital misto.
Indispensável financiamento de campanha, dará oportunidade de aumentar a participação da mulher e do jovem na vida pública que não dispõe de recursos nem de patrocinadores.
Voto distrital misto. Uma parcela dos deputados seria eleita por municípios acima de duzentos mil habitantes e por regiões e outra parcela com voto de todos os municípios e penso um pouco mais à frente, dividir a Assembléia em duas Casas como no Congresso Nacional.
O Congresso deve definir salários, verbas de representação e passagens. Temos parlamentares que suas tarefas não permitem cumprir agenda familiar em seus estados, levar em consideração que tendo casa própria em Brasília tem a de seu estado, e tudo isso gera despesas. O Congresso Nacional é a grandeza da democracia.

A IMPORTÂNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS

Artigo nº 161

O Tribunal de Contas confere as contas e orienta os governos municipais no atendimento à Constituição Federal, à Lei de Responsabilidade Fiscal e no combate à corrupção. Sempre que me refiro à Lei de Responsabilidade Fiscal, faço com satisfação porque a mesma ajuda administradores públicos honestos, aquele que não é honesto compra nota fiscal fria e manipula licitação.

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia foi importante para implantarmos a moralidade administrativa no nosso governo em Ipiaú, de 2001 a 2008, e o mesmo acontece agora na Câmara de Vereadores.

Quando prefeito, fundamentava reivindicações de populares, vereadores e empresários em formulário Folha de Rosto e muitas tinham o despacho padrão, “a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite”. Não admito falar uma coisa pensando em outra, como também forjar despacho.

No dia-a-dia, quando fazemos uma consulta por telefone ao Tribunal, somos atendidos, mesmo os técnicos não tendo tempo disponível. Mas se é formalizada por meio de ofício é preciso ter paciência e aguardar.

Em 2001, ao assumir a prefeitura, pedi audiência ao então Presidente do Tribunal, Dr. José Alfredo que passou a ter minha admiração pela cordialidade, conhecimento e domínio dos assuntos. O mesmo posso dizer dos demais presidentes, como também de técnicos e analistas de sistema da Inspetoria de Ipiaú e da sede do Tribunal em Salvador no período que estive à frente do executivo. Quando um parlamentar se manifestou, em janeiro de 2008, contra a continuidade do Tribunal de Contas dos Municípios, publiquei artigo onde mostrei a importância do mesmo.

Chamou-me atenção a notificação das contas da prefeitura de Ipiaú, dezembro de 2008, referente a gastos com combustível e licitação. Esclarecemos que o combustível de dezembro foi pago junto com o de novembro para não deixar em restos a pagar e as demais notificações foram falhas técnicas. Vereadores logo insinuaram corrupção em nosso governo. Disse na Tribuna da Câmara que se alguém comprovar um centavo de desvio ou licitação manipulada na minha administração ou na de Sandra Lemos, entrego o cargo de presidente. Vereadores no lugar de estarem fantasiando, devem levar ao Ministério Público.

Essas notificações acontecem porque a Inspetoria de Ipiaú audita contas de 37 municípios com uma equipe de dois técnicos e um analista de sistema, são escravos do trabalho, fazem milagre, não têm a menor condição de fiscalizar in loco. Nesse país se faz muito, mas deixa-se de fazer o indispensável, estrutura física e de pessoal para os Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Judiciário. Se isso acontecesse, a corrupção não seria tão absurda e teríamos melhor qualidade na educação, saúde, menor taxa de desemprego e salários dignos para o funcionário público.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A DIFERENÇA

Artigo n° 160
Vi com satisfação o início de abertura do governo dos Estados Unidos com Cuba, como vejo com preocupação outros países que no passado tinham governos corruptos ou ditatoriais que não aceitavam a liberdade de expressão e de imprensa fugindo do regime democrático.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Governador Jaques Wagner trabalham combatendo a corrupção democraticamente para satisfação dos brasileiros. Os três poderes fizeram uma reunião que ficará marcada na história para que o poder judiciário tenha melhor condição de trabalho.

O governo que se instalou em Ipiaú em 01 de janeiro de 2009, faz uma administração completamente diferenciada, mesmo encontrando a prefeitura com um saldo de R$ 1.758.742,15, com restos a pagar de R$ 826.485,72 já empenhados. Diferente da situação que recebemos em 2001, com um orçamento anual de R$ 14.000.000,00, devendo o equivalente ao orçamento de mais de um ano. Fizemos acordo com todos os credores e para cumprir e tirar o município da inadimplência, pagávamos o equivalente ao orçamento de um mês.

Criamos as Secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio, Cultura e Ação Social, o Conselho Operacional de Saúde, a Controladoria Geral do Município, com uma equipe de universitários, Conselho Municipal de Educação e Conselho da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar, além dos Conselhos da Saúde, FUNDEB, Alimentação Escolar e Bolsa Família. Não interferi, não indiquei pessoas para compor conselhos, aplaudíamos porque faziam reuniões mensais.

As contas eram apresentadas mensalmente em praça pública e emissoras de rádio, colocávamos à disposição do Presidente da Câmara e a documentação à disposição da comunidade. O pagamento dos funcionários era feito antes do final do mês e o décimo terceiro pago em junho e dezembro. Pagamos nos primeiros três meses duas folhas do governo anterior e a partir do terceiro ano, fizemos as correções salariais que também deixou de fazer e continuamos corrigindo anualmente os salários acima da inflação. Tínhamos um canteiro de obras graças às emendas do deputado Mário Negromonte.

Se no governo do município de Ipiaú implantamos moralidade administrativa total, valorização do dinheiro do povo e corrupção zero, o mesmo comportamento tenho como Presidente da Câmara. O Poder Legislativo de Ipiaú será também um exemplo para o Brasil. Gosto de política, mas não sou político, o que me motiva estar na Câmara de Vereadores é combater a corrupção e a confiança que tenho da família ipiauense.

O governo que se instalou atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, deve fazer auditoria da administração passada. Desafio quem encontre desvio de um real e se encontrar, levar ao Ministério Público. Antes de finalizar o governo pedi ao Tribunal de Contas dos Municípios para fazer uma fiscalização in loco, como também à Controladoria Geral da União.

A atual administração fez dispensa de licitação para contratar empresa para coleta de lixo no valor de R$ 186.526,46, substituindo uma licitação que a Lei permitia aditivar por noventa dias, cujo valor mensal era de R$ 136.108,75 e fazia uma limpeza reconhecida pela população. Fez também contratação de pessoal desrespeitando a Constituição Federal e o concurso público realizado em nosso governo.
Quanto à queda de arrecadação há uma variação, mas não deve se respaldar numa crise que ainda não atingiu Ipiaú, conforme comparativo de receita: janeiro/2008 R$ 1.615.811,64, janeiro/2009 R$ 1.706.453, fevereiro/2008 R$ 2.798.613,83, e fevereiro/2009 R$ 2.642.640,12. Existem municípios que a população se reuniu para tratar de problemas dessa natureza, prefeitos e vereadores foram presos.

REUNIÃO DO G-20

Artigo n° 159
O que no passado era impossível, aconteceu, a pauta da reunião do G-20 na Inglaterra, em 02.04.09, abriu os olhos de governantes. Demonstraram admiração pela pessoa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo que a cada dia tem mais a confiança do seu povo, como também dos demais países.

O Presidente Lula antecipou a importância do G-20 e os assuntos para a pauta. Enfatizei, antes da reunião, no meu artigo O Brasil do Governo Lula, que a voz do nosso Presidente estava sendo ouvida.

Todos estão preocupados com a crise econômica que teve origem nos países industrializados e de economia forte, já está refletindo os demais, o caminho é buscar ordem na economia, discutindo. Os países precisam importar, exportar e juntos criarem sistema para combater a corrupção.

Entrou na pauta da reunião do G-20, depósitos em bancos em outros países, o que facilita a corrupção. O Presidente Lula no início de seu governo em 2003, partiu para o combate à corrupção, reestruturou a CGU-Controladoria Geral da União para fiscalizar seu próprio governo e os municípios através de sorteio, e através do Ministério da Justiça deu força à Polícia Federal e o trabalho do Ministério Público, vemos que está sendo combatida.
As posições do Presidente Lula foram de tal grandeza e alcance que chama atenção. Vimos a cordialidade de todos os presidentes com o mesmo e o dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a liderança do Presidente Lula e gostei da forma que ele retribuiu.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

MAMEDE PAES MENDONÇA

Artigo nº 158
Mamede Paes Mendonça teve uma história de vida bonita, como também Sam Walton, Artur Sendas, Valentim dos Santos Diniz, todos eles ausentes do mundo, mas presentes na memória das pessoas que os admiravam.

Minha intenção é focalizar passagens da história de Mamede Paes Mendonça, filho de Elisiário e Maria da Conceição, proprietários de um sítio em Serra do Machado, Distrito de Ribeirópolis-SE. Quando criança, quebrou um braço, passou a estudar e a ser feirante, vendendo o que o sítio produzia.
Seu primeiro investimento foi uma padaria. Numa madrugada, recebeu Lampião que levou toda a produção de pães. Com sua simplicidade seu Mamede conquistou Lampião, levando-o até a querer pagar. Com sua visão logo foi empresário em Itabaiana, Aracaju, Salvador, expandindo para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Tinha admiração da classe empresarial no Brasil e em outros países, grande importador. Sabia comprar em quantidade e vender bem e com margem de lucro pequena. Dizia, “o negócio só é bom, quando é bom para os dois”. Gostava de pagar impostos, bom salário e gratificava seu funcionário.
Um diretor apresentou uma lista de produtos sugerindo aumentar a margem de lucro, não aprovou dizendo que “assim passaremos a praticar preço de mercearia”. Gostava de receber pessoas do mundo empresarial, cercava de toda atenção, parecia que estava recepcionando um governador, tinha o mesmo comportamento quando recebia um funcionário. Sua capacidade comercial era tão grande que quando do governo de Jânio Quadros, houve um momento de crise de abastecimento, mas não atingiu sua rede de supermercados em Salvador.
Antes de deixar o mundo em 1995, dentro do seu espírito de gratificar o funcionário que se destacava, já admitia dar a participação no lucro. Gostava de ir às lojas e conversava com os funcionários estimulando um bom trabalho e o desenvolvimento profissional. Aos sábados, após o expediente da manhã, gostava de almoçar no Baby-Beef Paes Mendonça, ia às mesas dos clientes, sugeria que tomassem o vinho que estava lançando. O domingo era para ir à missa e ver terreno para construir loja.Sua sensibilidade social era igual à de D. Lindaura Andrade Mendonça. Estava sempre ao lado de Irmã Dulce, junto com os empresários Dr. Ângelo Calmon de Sá e Dr. Norberto Odebrecht. Seu Mamede foi um homem de vida simples, gostava de boa residência, mas não fazia questão de usar carro de luxo. Progressista, admirava o bom administrador público, quando inaugurava uma loja ficava satisfeito porque gerava emprego. Amava a Bahia e São Paulo, orgulhava-se de ser sergipano. Era uma pessoa carinhosa, seu sobrinho João Carlos Paes Mendonça lembra muito seu Mamede.

terça-feira, 31 de março de 2009

A HORA DA EDUCAÇÃO.

Artigo nº 157
Temos há um século a Hora do Brasil, transmitida pelo rádio em cadeia nacional. Lembro-me ainda criança da importância que as pessoas davam a esse noticiário, altamente informativo. Quando governo em Ipiaú institui através de programa de rádio a Hora da Educação.

Nos meus artigos venho sugerindo implantar a Hora da Educação no horário nobre da televisão e do rádio com um tempo de vinte minutos, com educadores, psicólogos, médicos, odontólogos, nutricionistas, professores de educação física, administradores de empresa e voluntários.

Temas importantes: A gravidez da mulher, o cuidado dos pais e do educador no acompanhamento da criança de 0 a 6 anos, fase mais importante do ser humano, e dos 7 aos 18 anos. Destaco: Saúde, educação e formação da personalidade, alimentação e atividade física em todas as idades, meio ambiente, educação no trânsito, administração pública e de empresa, presidencialismo, parlamentarismo, efeitos da sonegação e corrupção, comportamento do parlamentar. Assim, vamos encontrar melhor relacionamento e valorização da pessoa humana, condição de vida com saúde, educação, emprego e salários.

Todos esses temas deveriam fazer parte do currículo escolar. Recentemente me surpreendi com o ensino do primeiro mundo quando vi o Presidente Barak Obama se referir ao que falta na educação de seu país. Infelizmente, no Brasil, os recursos da educação não são administrados com seriedade, principalmente nos municípios, razão de faltar o mínimo de qualidade.

Atividade física é fundamental para a pessoa preparar sua condição física e orgânica para a próxima década de vida, o fumo faz o contrário, além de roubar a inteligência, causa outros danos inclusive à saúde. A bebida traz prazer, descontração, promove relacionamento, mas deve ser na dose limitada, beber socialmente.
Na semana passada, a imprensa mostrou em São Paulo pessoas que perderam a vida porque as águas tomaram as ruas num tempo surpreendente, o lixo fechando as bocas de lobo. A ignorância por falta de informação traz danos irreparáveis. A dengue, por exemplo, em números assustadores, também está causando mortes. Com a Hora da Educação teríamos a população participando e cobrando mais da administração pública.

O BRASIL DO GOVERNO LULA.

Artigo nº 156
A posição internacional do Brasil hoje é diferente da década passada, o que comprova a competência do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estadista ouvido no mundo. Quando Ministro da Fazenda, Dr. Antonio Palocci, fez referência a medidas de governos anteriores, muitas foram dadas continuidade. Foi um Ministro importante.

Quando da visita do Presidente dos Estados Unidos ao Brasil, março de 2007, no momento em que ocupavam a tribuna, na entrevista coletiva, fiquei emocionado com as palavras de elogios e confiança que George W Bush dirigia ao Presidente Lula, comprovadas com a condição que o Brasil enfrenta a crise econômica internacional.

Março de 2009, chamou-me atenção o Presidente Barack Hussen Obama voltado para os problemas internos do seu país e o Presidente Lula, um dos primeiros a ter encontro com o mesmo. Fiquei orgulhoso do que o nosso presidente falou ao Presidente Obama, informou quanto o Brasil está exportando e importando dos Estados Unidos e disse que o comércio é uma via de mão dupla, necessário ser mais aberto e sem protecionismo.

O Presidente Lula, na viagem anterior, enfatizou a importância em dar atenção maior à reunião do G20, porque normalmente só é dada ao G7, os sete países mais industrializados do mundo. A partir da voz do nosso presidente vemos que há uma atenção maior para a pauta da próxima reunião do G20.

Sempre fui muito preocupado com a política brasileira, principalmente com a corrupção. Hoje temos um presidente que não aceita a corrupção e está combatendo. A política econômica tem uma linha definida, muda ministros, mas não muda a linha do governo.

O governo do Presidente Lula tem a confiança do trabalhador e da classe empresarial, recuperou as rodovias que estavam abandonadas, melhorou o salário, trabalha para gerar emprego e tem como prioridade saúde, educação e moradia, não aceita a fome.

Sábado, ao chegar de Ipiaú, estava satisfeito porque a sessão da câmara foi prorrogada até 00h30, e a discussão foi um projeto para garantir transporte aos universitários. Almocei no aeroporto, restaurante Paraguassu, seu proprietário o Francês Eric Ravache, disse-me que o Brasil é o país mais rico do mundo. Sua esposa franco-boliviana, Selma Ravache e os filhos de 14 e 17 anos estão felizes por morarem na Bahia.
Uma boa mensagem de uma família de outro país, para que os brasileiros estejam sempre ouvindo o Presidente Lula. Não tenho dúvida da capacidade da Ministra Dilma Russeff, mas também vejo com otimismo uma candidatura à presidência da república do Governador Jaques Wagner pela competência que demonstrou como ministro, candidato a governador da Bahia e governador.

O BRASIL QUE FICA PARA DEPOIS.

Artigo nº 155
Na Constituição tem artigos que dependem de projeto de lei para regulamentá-los, importantes para o país chegar à posição de potência mundial. A participação do trabalhador no lucro da empresa está na Constituição de 1945 e na de 1998 no capítulo II, artigo 7º., inciso XI, que também não foi regulamentada, falta até regulamentar o número coerente de vereadores para os parlamentos municipais, é o Brasil que fica para depois.

As reformas política, tributária e previdenciária não têm andamento. Quanto mais tempo passa, maiores são os problemas para o futuro da sociedade, em especial a trabalhadora. É urgente uma reforma que venha dificultar o desperdício do dinheiro do povo, unificar alguns impostos e viabilizar baixar a carga tributária à proporção que for diminuindo a sonegação e corrupção. A má administração nos municípios é de estarrecer.

Parece fundamental centralizar a arrecadação do país nos governos federal e estaduais. O total de recursos que cabe aos municípios deveria vir através de projetos considerados prioritários, os quais devem ser relacionados à extensão territorial e população; destinar complemento para atender as despesas dos municípios que a renda própria não é suficiente para cobrir os custos fixos e de manutenção, assim a distribuição da renda nacional seria coerente e proporcionaria desenvolvimento em todas as regiões. Gosto do PAC – Projeto de Aceleração do Crescimento, porque está dando prioridade a obras de infra-estrutura.

Reforma Política não vai trazer resultado se não for com voto distrital e financiamento público de campanha, a população dos municípios tendo seu real representante na Assembléia e na Câmara Federal estimularia a participação na administração.

Temos muitos congressistas preparados e competentes que já ocuparam cargos de vereador, deputado estadual e federal, governador, ministro de estado, secretário e senador. Essa plêiade de gente importante deveria se unir ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tem demonstrado sensibilidade social e preocupação com o futuro do país e da juventude, para as reformas necessárias. A estrutura física e de pessoal do Congresso é fantástica, se completa com as comissões, que têm missão de grande responsabilidade, como também nas Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais.

No Congresso, Assembléias e Câmaras Municipais, muitos parlamentares ficam metade do seu mandato preocupados com eleição de dois em dois anos, o que tem atrapalhado o andamento das obras e reformas. O ideal é de cinco em cinco anos com reeleição, a qual é de responsabilidade do povo. Deveriam se espelhar no governo do Presidente Lula, que tem trabalhado, tudo que foi realizado em governos passados e que era importante continuidade, deu prioridade, o Brasil todo está vendo, com exceção daqueles que não sabem fazer oposição, só pensam em se reeleger. Para viabilizar a reforma política os congressistas deveriam pensar em prorrogar os mandatos do executivo e do parlamento, dois anos e eleição geral em 2012.

O Presidente está sempre em reuniões com o Conselho que tem a participação e representação dos mais diversos segmentos da sociedade e com os líderes dos partidos do congresso. O que me faz admirar mais é que nessa crise internacional, o presidente intensificou as reuniões com a presença de ministros das áreas econômica, desenvolvimento e do Presidente do Banco Central, tomando decisões importantes.

Tenho experiência empresarial, profissional e na administração pública como Prefeito do Município de Ipiaú de 2001 a 2007, sendo que no segundo mandato governamos o município dentro do sistema parlamentarista, essa pouca experiência me leva a admitir tudo que coloco nesse artigo.

CARNAVAL E FUTEBOL.

Artigo nº 154
Brasil é o país do carnaval e do futebol. As escolas de samba do Rio de Janeiro impressionam pela beleza, criatividade e inteligência dos que fazem esse carnaval. O Rio de Janeiro, cidade mais linda do universo, o sambódromo fica ao olho do mundo.
Assistimos dentro do carnaval dois espetáculos que são os maiores do mundo. As escolas de samba do Rio, passei a acompanhar desde que a Beija Flor foi campeã com Joãozinho Trinta, e o carnaval da Bahia com os trios elétricos que têm a marca inesquecível de Dodô e Osmar. Outro espetáculo é a escolha da escola campeã.
O trio elétrico surgiu da genialidade de dois baianos, é admirado em outros países e é integrante do turismo da Bahia junto com a música baiana. Quando empresário em Feira de Santana tínhamos o bloco Mendonça, guardo na lembrança que o trio Dodô e Osmar puxou o mesmo no outro grande carnaval baiano, a micareta de Feira. Com o trio Mendonça passei a participar das reuniões que organizavam o carnaval de Salvador e tinha o carinho de Dodô e Osmar.
Conheci os carnavais passados, parabéns a todos que fazem hoje camarotes, trios, bandas e blocos, estendo aos governos do estado e do município de Salvador. A polícia militar comandada por essa pessoa admirável, Coronel Nilton Régis Mascarenhas e seu estado maior, fazia com que eu ficasse admirando as patrulhas nas ruas que treinadas e preparadas mostravam competência e trabalho. Gosto da parceria da polícia civil.
No governo de Dr. Antonio Imbassaí sugeri fazer a fusão do circuito Barra, Ondina e Campo Grande. Merece uma discussão. Saindo do Campo Grande, percorrendo o Vale do Canela, Avenida Ademar de Barros, Oceânica até o Farol da Barra, reurbanizando o trecho da Ademar de Barros e Ondina.
Futebol está também na alma, alegria e vibração do brasileiro. Não esqueço da copa de 1950, o Brasil parou antes e depois do jogo final, foi o primeiro que acompanhei através do rádio. O radialista transmitia com tal grandeza que parecia que estávamos vendo o jogo. Ademir Menezes, grande craque, corria com a bola nos pés, passei a gostar de futebol e torcer pelo Vasco da Gama. Cláudio Coutinho e a delegação do Flamengo em Feira de Santana num primeiro de fevereiro, aniversário de Maria das Graças, jantaram conosco, passei a ser torcedor do Vasco e do Flamengo.
Sou torcedor do Bahia mas fui conselheiro do Bahia, Vitória e Fluminense de Feira de Santana, também me tornei torcedor dos três. Em São Paulo, Palmeirense por causa da cor verde, mas em 1977 torci pelo Corinthias na conquista do campeonato Paulista, hoje sou corintiano.
O futebol brasileiro também transmite a inteligência de seu povo. São muitos os craques escolhidos, homens e mulheres, como os melhores do mundo. Gosto do futebol europeu porque a bola corre mais que o jogador. Gosto também do drible do jogador brasileiro, o mesmo tem que ser no momento certo e necessário. O futebol feminino cresceu tanto que me prende à televisão.O Brasil não é só carnaval e futebol, expressão que foi muito usada. Nessa crise da economia internacional está dando lição através dos ministros da área econômica e do Banco Central. A política econômica e social do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou um exemplo, dando prioridade à educação o Brasil passará a fazer parte do grupo dos países de economia forte.

RESPEITO AO POVO.

Artigo nº 153
Na presidência do Poder Legislativo de Ipiaú, meu desempenho será como foi no executivo e vejo que este é o sentimento dos demais vereadores. Não cabe no momento ficar criticando o atual governo do município porque cada um tem o seu estilo e demanda alguns meses para implantação, mas não compreendo ter fechado o CEO-Centro de Especialidades Odontológicas e a Farmácia Popular que tem uma boa estrutura física, com o objetivo de substituir o quadro de pessoal já treinado pelo Ministério da Saúde.

A falta de respeito aos estudantes universitários que representam o futuro, é grande. Por incompetência administrativa e política do governo que se instalou, suspenderam os ônibus que servem aos mesmos e deixaram de entregar as 1.600 cestas básicas e 400 cestas emergenciais, um crime contra as famílias necessitadas.

É comum no país com a alternância de governo demitir ou remanejar funcionários sem a menor atenção e respeito humano, não levando em consideração a competência profissional, o que não praticamos nos oito anos de nossa administração. Estão fazendo acusações infundadas para manchar a imagem do governo que antecedeu. Entendemos se encontraram irregularidades deveriam ter levado ao Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios e CGU-Controladoria Geral da União.

Nosso comportamento na presidência da Câmara será igual ao que tivemos nos sete anos à frente do executivo e o mesmo que a Prefeita Sandra Lemos teve em 2008. Para que o povo tenha participação no Legislativo a FM Ubatã no programa Enfoque Geral, das 12h às 13h30”, terá dez minutos diários para divulgação das ações da câmara de vereadores, sendo na quinta feira trinta minutos, quando o Presidente e os demais vereadores estarão falando com o povo.

À frente do governo de 2001 a 2007 e Sandra Lemos em 2008, tínhamos diariamente o programa na Linha com o Secretário e na quinta-feira o E Agora Prefeito. Faturamento de combustível era por veículo para confrontar com a quilometragem, e os postes de iluminação eram numerados para controlar substituição de lâmpadas, as licitações eram transparentes. Este é o Brasil do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reestruturou a CGU-Controladoria Geral da União e Ipiaú teve a satisfação de receber seus auditores em 2004.
Indispensável que a administração pública nos municípios seja transparente para que a comunidade e os conselhos possam acompanhar, caminho para o desenvolvimento, geração de emprego, melhor condição de vida e respeito ao dinheiro do povo.

O GOVERNO JAQUES WAGNER É UMA REALIDADE.

Artigo nº 152
Li na imprensa escrita que o Deputado José Neto declara que apoia o governo Jacques Wagner porque acredita no mesmo. Em 1990 fui às ruas de Feira de Santana com carro de som falar e ouvir o povo, defendendo a administração do dinheiro público com transparência. O mesmo faz o deputado, fico satisfeito em vê-lo no Poder Legislativo do Estado.

O deputado disse que acredita no governo Jaques Wagner e eu digo que o mesmo é uma realidade. Minha experiência de oito anos na Prefeitura de Ipiaú e os últimos dois anos acompanhando o governo do estado, levou-me a admirar a pessoa do governador e sua seriedade com o povo. O governador e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva são parecidos.

Na década de sessenta, estava em São Paulo, quando li manchetes de jornais, “John Kennedy ganha as eleições nos Estados Unidos”. O nome Kennedy me chamou atenção, passei a me interessar por política e acompanhar os governos dos Estados Unidos e do Brasil, ainda não vi um governo trabalhar contra a corrupção como o do Presidente Lula, os ministros da justiça atuantes, como também a polícia federal, a CGU-Controladoria Geral da União fiscalizando in loco e o Ministério Público, um poder importante.

O Governo Jaques Wagner é transparente nas ações e nos projetos, desde o início o governador faz reuniões abertas, como também seus secretários, para mostrar a linha do seu governo. Admiro os secretários que tive audiência, em especial a Diretora-Presidente da Conder Dra. Maria Del Carmem. O Presidente Lula já tem sua candidata para sucedê-lo e vamos estar com o pé na rua, porque não desejo ver uma parcela do povo brasileiro voltar a passar fome e crianças sem escola. Quando fui prefeito em Ipiaú abracei o Programa Bolsa Família como se fosse do meu próprio governo.

Os governos Lula e Jaques Wagner atuam na infra-estrutura, vemos como destaque obras de esgotamento sanitário, ruas, rodovias, educação, saúde, luz para todos e apoio ao empresariado que gera emprego. Coincidentemente, meu governo e o de Sandra Lemos atuaram nesses seguimentos.

No nosso governo em Ipiaú valorizamos os conselhos da saúde, educação e social, representam a comunidade, criamos a CGM-Controladoria Geral do Município e o conselho operacional de saúde; o Governador Jaques Wagner enviou projeto-lei ao legislativo para criar a CGE-Controladoria Geral do Estado e ainda não foi aprovado. Prezo a reeleição do governador ou que o mesmo seja o candidato para suceder o Presidente Lula.

Também me chamou atenção o apoio do governo Jaques Wagner ao esporte. A reforma com ampliação do Estádio Pituaçu foi elogiada pela comissão da FIFA e o novo projeto do Otávio Mangabeira (Fonte Nova) é grandioso, Salvador é a única capital que tem um estádio no coração da cidade.
Poderíamos citar muitas outras obras, não há espaço, mas o sistema viário com os viadutos no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães é fantástico. Gostaria de ver um projeto de uma pista elevada saindo da Avenida ACM, encontrando a Tancredo Neves, para acabar com o congestionamento.

HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA

Artigo nº 151
Devemos agradecer a Deus a existência da imprensa falada, escrita e televisionada, sem a mesma não teríamos conhecimento a todo momento do que acontece no país e no mundo, a realidade em que vivemos. O mundo está melhor, todavia mais difícil.

Na década de oitenta fiz três viagens ao exterior. Nos Estados Unidos tive a visão de um mundo maior, no Japão vi o verdadeiro profissionalismo e na Europa, a participação do trabalhador no lucro da empresa.

Nos Estados Unidos admiro seu povo, o patriotismo, a democracia mas o descalabro que está acontecendo na economia atinge o mundo e lembra a crise de 1929.Chama atenção os caminhos que levaram a essa crise passando por cima do que dispomos de informações por meio do celular, da informática, do milagre da internet e da imprensa mostrando com velocidade o que acontece a cada momento. Foi conhecendo a Disney World que disse, esse é o mundo que não esperava que minha geração conhecesse, para contrapor, também não esperava ver o onze de setembro.

Na crise atual, onde estamos vendo desemprego, há realmente necessidade de acordos salariais para atravessar a mesma. Para o bom profissional é melhor provisoriamente metade do salário do que ficar desempregado. Todo acordo é válido para empresas atravessarem a crise, mas é preciso a discussão, se houvesse transparência na administração dificilmente estaria acontecendo mais esta crise.

Vi na televisão políticos e empresários falarem na reforma de sindicatos, não entro no mérito, não conheço o estatuto dos mesmos, a verdade é que na hora de grandes lucros o trabalhador não é lembrado, mas na crise o mesmo é procurado para negociar salário. O capital trabalho somou muito ao capital financeiro para a construção e crescimento do país e do mundo. A verdade é que sem o sacrifício do trabalhador fica difícil encontrar uma saída para superar a crise.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem numa seqüência de reuniões com ministros da área econômica, sindicatos e empresários tratando dos problemas para que a crise atinja o Brasil em menor escala possível.
É preciso despertar no empresário brasileiro a consciência da justiça social e que na administração pública, principalmente no Congresso Nacional, sejam elaboradas leis buscando o caminho para dificultar a corrupção, iniciativa tomada pelo Presidente Lula com a reestruturação da CGU-Controladoria Geral da União para num momento desse ter recursos para amenizar a situação da família do trabalhador desempregado, através do salário desemprego.

quarta-feira, 18 de março de 2009

CORRUPÇÃO ZERO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR: BASES PARA O DESELVOLVIMENTO.

Artigo nº 66/2006.
ESTAMOS NO CAMINHO DO CRESCIMENTO. PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA levantou a bandeira contra a corrupção com o Ministério do Controle e da Transparência. A atuação da CGU – Controladoria Geral da União é fantástica.

A FISCALIZAÇÃO DA CGU NO PRÓPRIO GOVERNO e através de sorteio nos Municípios foi um estalo de inteligência e SERIEDADE DO GOVERNO. O freio na corrupção está sendo acima do que poderíamos imaginar.

ESTOU CONFIANTE QUE O CONTINGENTE DOS AUDITORES DA CGU SERÁ MULTIPLICADO. O Município de IPIAÚ foi fiscalizado em maio de 2004, boa auditoria. Melhorou nossa administração. Os Secretários entenderam mais a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de José Mendonça que a Vice-Prefeita SANDRA LEMOS, que ocupa o cargo de Chefe de Governo e acumula as Secretarias de Infra-Estrutura, Fazenda e Indústria e Comércio COSTUMA DIZER SER A MAIS DURA. A melhor de todas está no coração e no amor, a Lei de JESUS CRISTO, que tem dois mil e seis anos, NÃO ROUBAR E FAZER O MELHOR PELO O PRÓXIMO.

A CGU FISCALIZA OS RECURSOS do Governo Federal destinados aos Municípios, soma a fiscalização também in loco do FUNDESCOLA, outro trabalho de auditoria espetacular. IMPORTANTE QUE O MUNICÍPIO SEJA FISCALIZADO NO MÍNIMO UMA VEZ POR ANO.

A INSPETORIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS EM IPIAÚ NOS AJUDA. Temos Informação Administrativa Normativa, quando houver dúvida fiscal, consultar o mesmo. A Prefeitura tem contrato com a Empresa AFINCO CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA, ma das melhores do Brasil, fundada em nove de setembro de 1996 pelo Professor ASCLEPÍADES SOLEDADE. Quando empresário de supermercado em FEIRA DE SANTANA tinha contrato de auditoria com Arthur Andersen, posteriormente com a Ernest Young, Empresas de know-how internacional, e não tínhamos caixa dois.

É FUNDAMENTAL QUE OS TRIBUNAIS DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS, DO ESTADO E DA UNIÃO TENHAM UM INTERCÂMBIO COM O MINISTÉRIO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA, E CRIEM UMA DIVISÃO PARA NA DÚVIDA DE QUALQUER CONTA FISCALIZAR IN LOCO.

QUANDO SUPERMERCADISTA fizemos um intercâmbio com duas empresas nacionais de supermercado, trocávamos informações diárias de preços de frutas e verduras. Resultado: As três empresas passaram a comprar melhor e focalizamos que em uma o comprador estava comprando acima do preço por interesse próprio.

O MINISTÉRIO PÚBLICO tem atuação brilhante. Para fechar o círculo, os Governos Federal e Estadual deverão se preocupar com espaço físico e pessoal necessário ao Judiciário, especialmente nos Municípios. Com isso, dará velocidade aos processos, diminuindo o número de malandros na política, que não têm o menor respeito pela comunidade. O JUDICIÁRIO E O MINISTÉRIO PÚBLICO foram importantes para implantarmos a moralidade administrativa total e a corrupção zero em Ipiaú.

OS TRIBUNAIS DE CONTAS devem ter listas de preços de material através de pesquisas feitas pelos próprios tribunais, preços de serviços para conferência e orçamento de consumo de combustível de cada Município. DESSA FORMA DIFICULTA COMPRA DE NOTAS FISCAIS FRIAS PARA FECHAMENTO DE CONTAS. Valorizo que a lei exige que anexo à documentação seja enviado processo licitatório completo.

VALORIZAÇÃO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO, o Município corrigir o salário devidamente, não atrasar pagamentos, Prefeito não faltar com a ética administrativa e respeito à pessoa humana, não fazer do funcionário público cabo eleitoral. O Tribunal Eleitoral pode ajudar recebendo denúncia bem fundamentada.

A DEFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO de pessoal por parte dos Prefeitos e Secretários transfere para o funcionário o conceito de que o mesmo é desinteressado. NÃO ACEITO. O funcionário público de IPIAÚ tem nos ajudado na administração do Município, com exceções.

DEFENDO AVALIAÇÃO DIÁRIA DO FUNCIONÁRIO usando os seguintes critérios: Falta de vontade de trabalhar (desinteresse), cumprimento de horário, freqüência, eficiência com produtividade, disciplina, atestado médico que não corresponde à verdade. Fundamental notificar e quando necessário processo administrativo para o funcionário que tem avaliação negativa.

No MENDONÇA SUPERMERCADOS fazíamos avaliação diária de mil e quinhentos funcionários. O eficiente e produtivo, nota oito, falhou nota sete. Tinha o tempo necessário para recuperar o ponto perdido, só poderia recuperar nota de sete para oito, três vezes ao mês. Nota seis não tinha recuperação, passava a ser a média do mês. Três meses com nota seis perdia sessenta por cento da participação no lucro do exercício corrente, e com quatro meses perdia integralmente. O mapa de avaliação era fechado e auditado diariamente. O funcionário que perdia o lucro, o valor do mesmo era destinado a um fundo social. A distribuição do lucro era proporcional ao salário de cada um.

ESCREVENDO ESTE ARTIGO veio o pensamento de enviar Projeto Lei ao Legislativo Municipal que gratifique o funcionário que FLAGRE desperdício, desvio de recurso ou contrato indevido de pessoal, COM UM SALÁRIO. O mais atuante na fiscalização de cada secretaria receber no final do ano DOIS SALÁRIOS. O mais atuante no ano de todo o quadro de funcionários gratificação EQUIVALENTE a QUATRO SALÁRIOS. TODA irregularidade constatada enviar ao Legislativo para a valorização e autorização do pagamento. IMPLANTEI NA EMPRESA, O RESULTADO FOI BOM.

DEFENDO A PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR na administração e por justiça social no LUCRO. É o caminho para melhorar o GANHO do trabalhador com equilíbrio entre consumo e produção sem estimular a inflação e DIFICULTAR A SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS E A MANIPULAÇÃO DE BALANÇO. O controle da inflação não ficar vinculado só ao consumo, taxa de juros e outros pontos. O trabalhador vai produzir mais, ganhar mais, fortalecendo o mercado interno. Não sou economista, mas tenho coragem de participar de uma discussão fundamentando o que penso e acredito. POR QUE O CAPITAL FINANCEIRO TEM LUCRO E O CAPITAL TRABALHO NÃO? É INCOERENTE, UM NÃO ANDA SEM O OUTRO.

O PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÃO do trabalhador no lucro da empresa é discutível. NO MEU ARTIGO CAPITAL SOCIAL PODE SER A SOLUÇÃO, publicado no Jornal A TARDE DE SALVADOR, em 28 de janeiro de 1988 sugeri vinte por cento do lucro operacional depois do Imposto de Renda. Hoje entendo que o percentual deve ficar a critério da empresa.

O GOVERNO PODE ESTIMULAR a participação no lucro, isentando os encargos sociais e direitos trabalhistas, caminho para uma boa reforma tributária e baixar a carga de impostos. O valor destinado para pagamento da participação dos funcionários, considerar despesa no balanço da empresa. Na apuração do lucro não entram despesas financeiras de recursos tomados para investimentos, entra despesa financeira para capital de giro. Despesas financeiras geradas para investimentos o patrimônio da empresa CRESCE, mas deve ser LEVADO em consideração que o trabalhador não é acionista.

CONSIDERO PARTICIPAÇÃO NO LUCRO a política do lojista, cada vendedor tem comissão sobre a venda, como o representante comercial. É INDISPENSÁVEL O CONSUMIDOR EXIGIR NOTA FISCAL com o valor real da sua compra. A VENDA DA MERCADORIA SEM NOTA PERMITE QUE O ESTOQUE FISCAL SIRVA PARA VENDA DE NOTA FRIA PARA FECHAMENTO DE CONTAS DE PREFEITURAS E OUTROS.

ACREDITO NO PRESIDENTE, TEM MUITO DA INTELIGÊNCIA DE JESUS CRISTO. No Congresso são muitos parlamentares experientes, competentes, como também os empresários brasileiros. EMPRESÁRIOS E SINDICALISTAS discutindo o Brasil com o Governo e nas Comissões do Congresso vai ser o melhor em tudo, até na SEGURANÇA.

A PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR NO LUCRO DA EMPRESA ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO DE 1945, continuou na de 1988. Estava sendo discutida a regulamentação no Congresso. Lembro-me que o Deputado MANOEL CASTRO era o relator, de um momento para outro parou. POR QUÊ?

NÃO PENSAR EM TIRAR O DIREITO ADQUIRIDO DO TRABALHADOR que vem do Governo de GETÚLIO VARGAS, mas negociar pela participação no lucro é um item interessante.
ESTOU CONFIANTE QUE O PP-PARTIDO PROGRESSISTA não irá falhar com os Governos Federal e Baiano. Tomara que venha a Reforma Política. Não podemos ficar esperando dificuldades. Lembro-me que o Presidente buscou o equilíbrio com os programas sociais e o crescimento da exportação.

ILHÉUS, BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO, SALVADOR.

Artigo nº 65/2006.
DEUS criou o mundo. ILHÉUS, SALVADOR, RIO DE JANEIRO foram privilegiadas, até Brasília a topografia permitiu um lago, que é um verdadeiro mar. Nos concursos de Miss Brasil o radialista transmitindo a beleza das candidatas, como se fosse hoje na televisão, lembro-me que me apaixonava pelas misses sem vê-las, e acontecia a mesma coisa com o RIO DE JANEIRO ouvindo letras e músicas, e a transmissão dos bailes carnavalescos.

A beleza de SALVADOR é indiscutível. Está em cima de um cabo, uma massa de terra que se estende para o mar. Na década de quarenta, meu pai, empresário, apaixonado pela BAHIA, viajava para SALVADOR e historiava para a gente. Ficava a pensar como era essa cidade dentro mar, cidade alta e baixa, Elevador Lacerda, 365 igrejas, uma toda em ouro.

Em 1952 deixei a capital sergipana para residir em SALVADOR. Tudo me chamava atenção, passando no Rio Vermelho, chegando em Amaralina, vendo a orla marítima era como se estivesse em outro mundo. No interior, a primeira cidade que conheci foi MARAGOJIPE, viajando numa embarcação cheia de gente para a Festa de São Bartolomeu, tradicional do Município. Depois viajando em estrada de barro conheci Feira de Santana e me impressionei com suas lindas avenidas.

ESTE ARTIGO É DEDICADO A ILHÉUS DE JORGE AMADO. JORGE AMADO É SAUDADE, SÃO OS LIVROS, É SUA ESPOSA QUE QUANDO APARECE NA TELEVISÃO É COMO SE ESTIVÉSSEMOS VENDO O ESCRITOR; ZÉLIA E JORGE SÃO PARECIDOS DEMAIS. O ITABUNENSE É TÃO BOM QUE ACEITA QUE JORGE AMADO SEJA TAMBÉM DE ILHÉUS. JORGE AMADO é cultura e um mundo melhor. A juventude deve ler todos os dias os livros de JORGE AMADO, e de outros JORGES AMADOS. Gosto de fazer mensagens para as pessoas que admiro ou que me são caras. Nos artigos que escrevo não é difícil encontrar parágrafos que não deixam de ser mensagens.

Estava no Gabinete do Presidente do Senado, Senador Antonio Carlos Magalhães, por todos os lados tem fotos do ex-Presidente da Câmara Deputado LUIZ EDUARDO MAGALHÃES. O jovem político que queria o Brasil grande na educação. Não saía do seu pensamento o desejo de um País melhor para a juventude, sem tanta ansiedade, sem tanta preocupação de se graduar e não encontrar mercado de trabalho. Li uma mensagem tão bonita, tão forte de JORGE AMADO dedicada ao aniversário de setenta anos do Senador, que gostei tanto, que copiei e coloquei no meu gabinete na Prefeitura.

ILHÉUS, JABES RIBEIRO, TRÊS GOVERNOS, DEPUTADO FEDERAL E SECRETÁRIO DE ESTADO, na administração pública gosto de ouvi-lo quando fala principalmente de Ilhéus, da Bahia, da Universidade Santa Cruz, onde é Professor de Direito, do Brasil e do Congresso Nacional. Chama-me atenção quando se refere à atuação do maior Reformista, Deputado LUIZ EDUARDO MAGALHÃES. Admiro o sentimento social e a paixão que DR. JABES tem pelo seu Município, faz política com amor e seriedade.

INVASÃO DE ESPAÇO PÚBLICO. Não deveria entrar no assunto porque sou Prefeito de IPIAÚ. Tenho bom relacionamento com o empresário e Prefeito de Ilhéus. Em Ipiaú também enfrentei dificuldades, mas já temos o Plano Diretor e criamos a Comissão do Direito à Cidade. A limpeza é destaque. Deixa seus filhos que não estão residindo em IPIAÚ satisfeitos quando vêm ao seu Município.

OS PASSEIOS E PRAÇAS PÚBLICAS em IPIAÚ já são livres para o pedestre. Aqueles que construíram irregularmente escadas, rampas de garagem, marquises com coluna no passeio ou com tesouras abaixo da bandeira da porta, como se a residência na cidade fosse a sua casa na fazenda, já estão regularizando, ATENDENDO A LEI. Foram notificados para atender o direito à cidade. O empresariado apoiou e não faz mais promoção de mercadorias nos passeios.

Destinamos uma rua para os CAMELÔS e estamos incluindo no projeto do Centro de Abastecimento quatro galpões com cento e doze boxes. Tenho um apreço enorme por aqueles que nasceram com o dom comercial e querem começar sua vida no comércio.

HOUVE GRANDE DIFICULDADE para resolver o uso de passeio por bares e restaurantes, mas já estão se enquadrando na lei. Só funcionam com licença da Prefeitura e deixando um metro e meio para circulação do pedestre. A oposição tentou atrapalhar, foi vencida como tem sido vencida na urna. Os Vereadores são solicitados pelos seus cabos eleitorais para apoiar o uso do espaço público, todavia o Legislativo de IPIAÚ tem tratado dos assuntos do interesse do Município colocando acima do interesse político. Um ou outro Vereador é exceção, mas os Vereadores do Legislativo atual têm o exemplo do passado, dos quinze, só dois foram reeleitos, coincidentemente os que se afinavam com a implantação da moralidade administrativa.

TUDO FOI POSSÍVEL EM IPIAÚ porque o Governo do Município tem a participação do seu dono, O POVO. Criamos o Programa NA LINHA COM O SECRETÁRIO, das 13h30min às 14h, quando o Secretário mantém diálogo com a comunidade. Nas quintas-feiras, das 12h30min às 13h30min temos o Programa E AGORA PREFEITO e das 13h30min às 14h o horário é destinado a HORA DA EDUCAÇÃO numa semana e na outra a HORA DA SAÚDE. O Prefeito não fica do lado do Secretário, e sim do lado da razão, e sempre quem tem razão é a comunidade. Fica mais difícil fazer o melhor quando administramos o Município, principalmente a cidade sem a participação do povo.

TEMOS QUE VALORIZAR A CIDADE e IPIAÚ poderia ser uma das cidades mais bonitas do Estado, MESMO SEM O MAR. Tem topografia privilegiada, cortada pelo Rio ÁGUA BRANCA, margeada pelo RIO DE CONTAS. Vai ser uma cidade bonita, IRMÃ DULCE nos dá energia para isso e o Ipiauense apóia. No projeto de Governo do PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA está o saneamento básico e melhor condição de vida para as famílias pobres.

Estamos construindo o bairro nobre do trabalhador. Quando se fala na palavra nobre só se vê a elite, mas aqui em IPIAÚ a classe trabalhadora também é considerada elite. O Prefeito dá o exemplo, não só na administração pública, como na administração em sua empresa.

O ARQUITETO PAULISTA DR. ANTÔNIO VIEIRA, JÁ ILHEENSE COM SUAS DUAS DÉCADAS VIVENDO NA BONITA ILHEÚS, EX-SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO NOS TRÊS GOVERNOS DE DR. JABES RIBEIRO, ESTÁ NOS AJUDANDO COM SUA INTELIGÊNCIA, EXPERIÊNCIA E COMPETÊNCIA. GRANDE ARQUITETO, TAMBÉM O ADMIRO COMO URBANISTA. JÁ ESTÁ TRABALHANDO PARA A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM BAIRRO NOBRE PARA A SOCIEDADE TRABALHADORA, O SANTA RITA.

No meu artigo de janeiro de 2006, CHILE UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO, SANTIAGO UMA CIDADE COMPLETA, citei que os bairros da sociedade trabalhadora são urbanizados, os passeios no centro da cidade têm oito metros de largura e são livres. Surpreendente, as primeiras ruas que foram construídas ainda pelos ESPANHÓIS, seus descobridores, têm esse privilégio e foi no CHILE que conheci a bonita Cidade VIÑA DELMAR que nos lembrou ILHEÚS. ILHÉUS! TAMBÉM É FORA DE SÉRIE, LINDA DEMAIS, CORTADA PELO RIO E MAR, TEM CIDADE ALTA E BAIXA. TENHO VONTADE DE CONHECER SEUS DISTRITOS E POVOADOS.

O povo é quem elege o Prefeito, mas no histórico deste artigo digo que o Ipiauense participa da administração. ILHEENSES, vocês têm uma cidade linda, ajudem ao seu Prefeito. O Ilheense está ficando sem os passeios e praças. A cidade não está tão limpa como deveria. Eu conversava com o grande líder dessa região, DR. JABES RIBEIRO, e disse que se eu fosse Prefeito de Ilhéus iria ficar doido diante de tanta beleza que deve ser cuidada.

Quando estou a bordo e a aeronave se aproxima dos Aeroportos de ILHÉUS, BRASÍLIA ou SALVADOR, fico olhando pela janela. A Vice-Prefeita SANDRA LEMOS pergunta-me o que vejo tanto. Respondo que não me canso de olhar a beleza dessas cidades. Têm beleza diferente, BRASIÍLIA foi OSCAR NIEMEYER e o Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK, SALVADOR e ILHÉUS, o grande Arquiteto foi DEUS.

MINHA EXPERIÊNCIA COMO PREFEITO.

Artigo nº 64/2006.
Gostaria que minha experiência fosse como político, todavia minha vida foi mais empresarial. Não sou político, mas gosto de política. POLÍTICA É ENVOLVENTE, BONITA QUANDO SÉRIA.

Impressiona-me a inteligência humana. Destaco: A de JESUS CRISTO e a de MEU PAI. Os mesmos foram bons para minha orientação de vida. Penso muito para formar minha opinião. Não sou dono da razão, quando discutida, firmo-me.

Tenho DEUS na minha frente e as pessoas que nunca vão deixar de estar na história.

PERSONALIDADE FIRME E INDISCUTÍVEL: RUY BARBOSA e o PAPA JOÃO PAULO II.

EMPREENDEDORAS. Fundadores do Wal-Mart, SAM WALTON, do Bradesco, AMADOR AGUIAR, do Grupo Globo, ROBERTO MARINHO e da Odebrecht, DR. NORBERTO ODEBRECHT.

POLÍTICOS: JOHN KENNEDY e JUSCELINO KUBITSCHEK. Queriam um mundo melhor para todos.

ADMINISTRADORES PÚBLICOS: Governadores PAULO SOUTO e AÉCIO NEVES.

SENSIBILIDADE POLÍTICA: Líder do Partido Progressista na Câmara Federal, Deputado MÁRIO NEGROMONTE e JABES RIBEIRO, ex-Prefeito, ex-Deputado Federal, ex-Secretário de Estado e amigo de fé. Políticos que sabem tratar dos assuntos e ouvir, sensíveis ao povo.

POLÍTICOS QUE TIVE SATISFAÇÃO EM CUMPRIMENTAR: o ex-Prefeito de São Paulo, FARIA LIMA, se Presidente teria mudado o rumo desse país e o ex-Presidente Professor FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

CATÓLICOS: Sinto-me protegido por uma grande amiga de meu pai, IRMÃ DULCE. Tenho fotografia da mesma na minha sala de trabalho e na residência para que antes de dormir possa continuar protegido. Minha MÃE, pessoa de um sentimento religioso forte, amava os pobres como amava os filhos e meu PAI.

PESSOAS CARINHOSAS: JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA, além da visão empresarial, é competente, organizado, empresário de primeiro mundo, grande companheiro de viagem. Vai entrar no coração dos baianos com o investimento do SALVADOR SHOPPING. O Senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, que em 1990 me recebeu dentro da maior finura. Conversamos sobre MAMEDE PAES MENDONÇA, controvérsias políticas em Feira de Santana e sua eleição no primeiro turno. Eleito Prefeito do Município de Ipiaú fui recebido muitas vezes. Tinha hábito de levar a pauta por escrito, não importava o número de páginas, o Senador lia como se fosse um jurista avaliando uma peça jurídica. Médico, Administrador Público nato, se já tivesse sido Presidente da República teria feito igual a JUSCELINO KUBITSCHEK, cinqüenta anos em cinco.

IMPORTANTE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A oposição quando séria e a mulher, preferência no mundo para cargos executivos. A mulher na política será o crescimento da qualidade na administração pública.

PREJUDICIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Corrupção, mentiras e oposição ao governo do município dentro da mesma corrente política, a chamada BANDA B.

O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO: A FORMA QUE SÃO TRATADOS OS ASSUNTOS DO MUNICÍPIO, LÍDERES ACEITAREM A MENTIRA POR INTERESSE POLÍTICO E A FALTA DE RESPOSTA ÀS CORRESPONDÊNCIAS.

DIFICULDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Quantidade de partidos. Políticos quando discutem a participação no governo não colocam na frente o país e o povo, e sim as próximas eleições. O retardamento das reformas Política e Tributária. Projeto Super Simples que vai gerar dezoito milhões de empregos, tem um ano no Congresso.

DEIXA MUITO A DESEJAR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Projeto, cronograma de obra e qualidade na execução e fiscalização. Vou fazer seis anos como Prefeito de Ipiaú, encontrei calçamentos do governo que sucedi que tivemos de refazer com recursos da Prefeitura. A obra do Centro de Abastecimento que era para concluir no ano 2000, estamos em 2006 e não foi inaugurada. A Obra do Canal de Macro-Drenagem dos Bairros Nova Conquista e Constança executada sem rigorosidade nas especificações técnicas de uma galeria de concreto passando por uma rua, não foi finalizada. Calçamento do Bairro ACM tem irregularidades aberrantes. Não foi possível receber nenhuma dessas obras. Discuti com engenheiros que em PARIS tem calçamento de trezentos anos.

Coloquei o lixo do Município durante um ano na minha fazenda porque não admito jogar no acostamento das rodovias, o problema continua, apesar do projeto do aterro sanitário estar pronto, com orientação para fazer licitação, o que não aconteceu. Lamento, isso existe em muitas obras no Brasil. Lutei durante todos esses anos com cordialidade e respeito para o Município não ser prejudicado, não teve jeito. As coisas andaram como a Banda B desejava.

Costumo dizer que administração pública não foi criada por DEUS. O que me prende à frente do Governo de Ipiaú é o sentimento que tenho pelo futuro das crianças. TENHO SIDO GRATIFICADO. Em 2004, o Município foi sorteado e auditado pela CGU - Controladoria Geral da União e no relatório não constou irregularidade. O Presidente da República ficou satisfeito com o exemplo e quando interrogado por um jornalista, se existe Prefeito honesto, respondeu que no Sul da Bahia o Prefeito de Ipiaú é honesto. A revista Época, edição 441 – 30.10.06, traz uma reportagem (A URNA É O MELHOR REMÉDIO) sobre a corrupção nos Estados Unidos, Itália, Japão e Brasil, e destaca Ipiaú: “COM FICHA LIMPA O PREFEITO DE IPIAÚ FOI REELEITO”.

Fui reeleito sem fazer coligações, com uma candidata a Vice-Prefeita do meu Partido - PP, SANDRA LEMOS, Administradora de Empresas, porque implantamos a moralidade administrativa, o que levou a conquistar a confiança da maioria dos donos do Município, O POVO.

Vibro com o Governo de Minas Gerais, o jovem Governador AÉCIO NEVES faz uma administração moderna, foi reeleito. Vamos ter também uma administração na Bahia com o Governador eleito JAQUES WAGNER, que vai chamar a atenção do Brasil.

Fiquei satisfeito com a reeleição do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, seu governo levantou a bandeira contra a corrupção, foi ao encontro da sociedade pobre, dos que estavam passando fome e a situação já é outra. NO SEGUNDO MANDATO A CONDIÇÃO DE VIDA DA SOCIEDADE TRABALHADORA SERÁ MELHOR.

A MINHA VONTADE É RETRIBUIR A CONFIANÇA DA FAMÍLIA IPIAUENSE QUE ME REELEGEU E CONTRIBUIR COM O PAÍS. PROCURO DAR BOM EXEMPLO NA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO E TENHO VONTADE DE VER DISCUTIDO O SISTEMA IMPLANTADO EM IPIAÚ.

DEMOCRACIA, NÃO TEM OUTRO REGIME PARA COMPARAR.

Artigo nº 63/2006.
Projeto, Plano, Programa, Política Administrativa seja pública ou de empresa, acompanhada, tem aprimoramento. Lembro-me que o Plano Cruzado chegou num momento indispensável. O Ministro da Fazenda DILSON FUNARO e o próprio Presidente JOSÉ SARNEY tinham consciência da necessidade de ajuste. A CÂMARA FEDERAL atropelou, o mais justo seria dizer, um Partido.

Entusiasma-me a estrutura do sistema democrático com os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Chama-me atenção a organização dos mesmos. A ELEIÇÃO COMPLETA A BELEZA QUE É A DEMOCRACIA.

Gosto da estrutura dos Governos Federal e Estadual. Faço restrições à organização das Prefeituras, COM EXCEÇÕES. Quando preciso tratar de um assunto nas Secretarias do Estado ou nos Ministérios, fico impressionado, temos todas as informações.

Indispensável o financiamento de campanha, viabilizaria a candidatura de pessoas que não têm recursos, mas têm a política no sangue. Aumentaria a participação da mulher. Baixaria o custo Brasil, elevado pela corrupção. GOVERNAR É DIFÍCIL, mas quando as Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e o Congresso Nacional forem compostos cinqüenta por cento por mulheres, vai ser melhor.

Reforma Política, penso que o VOTO DISTRITAL ÚNICO é um bom caminho. Diminuir o número de Deputados e aumentar o número de Senadores. Deputado ter a responsabilidade maior pela região que foi votado. Acredito que o Brasil seria melhor discutido.


O CONGRESSO NACIONAL com seu regimento e as comissões É UMA ESCOLA. Gosto de ir ao Congresso. Na Liderança do meu Partido, PP, tenho oportunidade de ser ouvido pelo Líder Deputado MÁRIO NEGROMONTE, principalmente tratando de projetos de infra-estrutura e desenvolvimento para IPIAÚ, e a recuperação da lavoura cacaueira.

Mesmo estando no MUNICÍPIO DE IPIAÚ, assisto sessões dos três Poderes através dos canais de televisão, tirando horas do meu expediente na Prefeitura, sem problema, a Vice-Prefeita SANDRA LEMOS acumula secretarias e ocupa a posição de Chefe de Governo, é melhor do que o Prefeito. Após a reeleição em 2004, Secretário não despachou mais comigo, o Município passou a ser administrado inspirado no Sistema Parlamentarista.

O Judiciário é fantástico. Gosto das leis e dos recursos jurídicos. Não está ao meu alcance avaliação, mas acredito que possa precisar de reforma. É fundamental dar velocidade no andamento dos processos. FALTA PESSOAL E ESPAÇO FÍSICO, A EXEMPLO DE IPIAÚ. Deveria ser prioridade. Se depender do orçamento do Governo Federal, tomara que seja pensamento do Presidente. Não adianta uma empresa contratar o melhor executivo, sem dar condição de trabalho.

FOI O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que teve a coragem de criar o Ministério do Controle e da Transparência para fiscalizar seu próprio governo e os recursos federais destinados às prefeituras, e levantou a bandeira do combate à corrupção. O MINISTÉRIO PÚBLICO E A VELOCIDADE NO JUDICIÁRIO SERIAM UMA GRANDE PARCERIA PARA O MINISTÉRIO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA E O CAMINHO PARA FREAR A CORRUPÇÃO.

Na semana que antecedeu as eleições a Jornalista ISABEL CLEMENTE, REVISTA ÉPOCA, entrevistou-me por telefone. Na semana seguinte recebi telefonemas, sendo que os primeiros foram de MARIA DAS GRAÇAS E VIVIANNE CÉSAR MENDONÇA E DO EX-PREFEITO DE ILHÉUS JABES RIBEIRO, felizes com a reportagem A URNA É O MELHOR REMÉDIO, edição 441 de 30 de outubro de 2006.

A REPORTAGEM faz um relato sobre corrupção citando os Estados Unidos, Japão, Itália e diz: “DIFERENÇA NA BAHIA, COM FICHA LIMPA, O PREFEITO JOSÉ MENDONÇA DE IPIAÚ FOI REELEITO. A GESTÃO DO PREFEITO JOSÉ MENDONÇA, PP, PASSOU PELO CRIVO DA INSPEÇÃO DA CGU E SAIU DA AUDITORIA SEM INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES”. Mendonça diz que sua reeleição se deve a uma entrevista em que o PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA o citou com exemplo de “PREFEITO HONESTO”. “Isso caiu na boca do povo”, diz Mendonça. Ele montou na Prefeitura de Ipiaú uma Secretaria de Controle e Transparência, inspirada na CGU. “Coloquei 24 universitários lá para acompanhar as contas da Prefeitura”, diz Mendonça. Ex-empresário, ele agora se define como “administrador público”.

Era comum ouvir dizer que recursos saem do Governo Federal para reformas de escolas, hospitais e construções e as obras não eram executadas. Quando Presidente, o Professor FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, numa entrevista disse que os recursos saiam de Brasília e o valor real não chegava ao destino.

São muitos programas sociais que os recursos vêm do Governo Federal para as Prefeituras. O cadastro do BOLSA FAMÍLIA é feito pelas Prefeituras e os recursos chegam aos beneficiários através da Caixa Econômica Federal. Se fossem destinados às Prefeituras não chegariam às onze milhões e duzentas mil famílias necessitadas. Foi reduzido o número de Vereadores e não foram reduzidos os recursos.

Há discussão para aumentar o FPM - Fundo de Participação dos Municípios. Minha opinião é que a reforma tributária deve ser ampla, mas o melhor que pode acontecer é a renda continuar concentrada nos Governos Federal e Estadual, com projeto de infra-estrutura e desenvolvimento para cada Município, e o Prefeito tenha o direito de discutir as prioridades, com opção de fazer as licitações. Haveria menos desperdício do dinheiro público, sendo fiscalizado como faz o FUNDESCOLA.

Nos MUNICÍPIOS que o orçamento não atende aos custos fixos, manutenção e correção salarial, é necessário criar COMPLEMENTAÇÃO ATRAVÉS DO FPM. TAMBÉM NÃO É POSSÍVEL SETENTA MUNICÍPIOS CONCENTRAREM A RENDA NACIONAL, E MUNICÍPIOS COMO SALVADOR, IPIAÚ E OUTROS, QUE TÊM RENDA PER CAPITA IRRISÓRIA CONTINUAREM COMO ESTÃO. É preciso novo critério de distribuição do ICMS. TENHO ARTIGOS PUBLICADOS COM OPINIÃO PARA A REFORMA TRIBUTÁRIA E ENVIEI AO CONGRESSO. Por que faltar recurso em Salvador e sobrar em São Francisco do Conde, Madre Deus, Candeias, Camaçari.

TRISTE É PARTIDO POLÍTICO NO CONGRESSO, APÓS AS ELEIÇÕES, COLOCAR INTERESSES POLÍTICOS À FRENTE DE PROJETOS DE INFRA-ESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO E GERAÇÃO DE EMPREGO, COM O PENSAMENTO NAS ELEIÇÕES DE 2010. O POVO DEVE ACOMPANHAR O COMPORTAMENTO DO PARLAMENTAR NO CONGRESSO PARA NAS ELEIÇÕES JÁ SABER QUEM É QUEM.

A REFORMA POLÍTICA É INDISPENSÁVEL. Nos Estados Unidos o comportamento do Congresso é mais transparente, o Partido Democrata fez a maioria na Câmara e no Senado, o Governo recebeu a derrota reconhecendo a decisão do povo nas urnas e a mulher que vai presidir a Câmara já foi à Casa Branca. O PATRIOTISMO ESTÁ ACIMA DE TUDO.

No Brasil, partido que no seu quadro tem políticos com história de meio século, o Presidente declara que a sua arena é no Congresso e não atravessa a rua para ir ao Palácio do Planalto discutir, o Governo que mande seu Líder.
O COMPORTAMENTO DO PRESIDENTE DA REPUBLICA É OUTRO, TEM OS PRINCÍPIOS DE JESUS CRISTO, O BRASIL PARA TODOS E QUER REAVER TAMBÉM A CLASSE MÉDIA QUE ESTAVA EMPOBRECENDO, SEM CONDIÇÕES DE EDUCAR SEUS FILHOS. É PRECISO COMPOR A MAIORIA NA CÂMARA, MAS TAMBÉM É IMPORTANTE QUE O PSDB E PFL FAÇAM UMA BOA OPOSIÇÃO.

CINISMO, FALTA DE VERGONHA, PRINCÍPIO PROFISSIONAL E DESUMANIDADE.

Artigo nº 62/2006.
O Brasil infelizmente tem irresponsáveis. No mês de setembro a APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, através de um Diretor de Salvador e uma Diretora de Jequié, promoveu greve com objetivo eleitoreiro. O Presidente da APLB em Ipiaú é um despreparado, preguiçoso e está no cargo por outros interesses.

As cento e vinte professoras, que correspondem a sessenta por cento do quadro, não perceberam e aderiram à greve por causa das promessas mentirosas, no desejo de melhores salários. A APLB serviu a interesses de candidatos a cargos legislativos, com uma greve que predominou o cinismo, o anti-profissionalismo, a irresponsabilidade desumana.

Fazemos governo com total transparência nos gastos e no orçamento. POR QUE A APLB ANTES DE PROMOVER A GREVE NÃO SE APROFUNDOU, VENDO SE HAVIA CONDIÇÕES DA PREFEITURA ATENDER A REIVINDICAÇÃO. Nesses cinco anos e dez meses de governo os professores tiveram atenção total dentro do orçamento do município e receberam sempre acima do sessenta por cento do FUNDEF. A projeção para dezembro/2006 é de sessenta e sete por cento do FUNDEF. A Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que o custo de pessoal seja ultrapassado em cinqüenta e quatro por cento.

Recebemos a Prefeitura em 2001 sem Plano de Cargos e Salários, duas folhas sem pagar e um rombo de quinze milhões de reais que já pagamos cinqüenta por cento. O Prefeito que me antecedeu recebeu o Município com sete folhas sem pagar. Na região hoje tem Municípios que estão com três, quatro folhas atrasadas. EM MINHA OPINIÃO, PREFEITO QUE NÃO PAGA A FOLHA DOS FUNCIONÁRIOS É INCOMPETENTE OU LADRÃO.

Temos corrigido o salário dos professores. Com um índice de inflação de 3,5% a correção salarial dos professores foi de 11,2% e a classe não tinha perdas salariais. OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE TINHAM PERDAS SALARIAIS, tiveram correção de 22,24%, porque não admito corrupção, não temos contratos nem nomeações para atender amigos ou políticos e que não sejam necessárias. Não contratamos funcionários para demitir depois das eleições. Também não aceito tapar um buraco na rua com salário dos funcionários.

Pagamos os salários desde janeiro de 2001, RIGOROSAMENTE antes do final do mês, sendo que em junho, mês dos festejos de São João, pagamos no dia 22, junto com a primeira parcela do décimo terceiro. Em dezembro pagamos o salário e a segunda parcela do décimo terceiro no dia vinte, antes do Natal.

O CINISMO E A FALTA DE VERGONHA E DESRESPEITO DO PESSOAL DA APLB JUNTO COM POLÍTICOS QUE PROMOVERAM A GREVE, EM MINHA OPINIÃO É ASSUNTO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO APURAR, SE A GREVE FOI POR INCOERÊNCIA DO PREFEITO OU DA APLB E CHEGAR ATÉ AOS CANDIDATOS A CARGO ELETIVO PARA DENUNCIAR AO TRIBUNAL ELEITORAL.

Os professores ficaram prejudicados, cortamos o ponto. Voltaram às aulas porque baixamos um decreto que determina a substituição por abandono de emprego. NUM PROCESSO, QUEM PROMOVEU A GREVE DEVERIA ASSUMIR OS PREJUÍZOS CAUSADOS. NUMA GREVE TEM QUE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO PREJUÍZO ECONÔMICO E QUANDO NA EDUCAÇÃO O PREJUÍZO DOS ALUNOS QUE VÃO DEIXAR DE TER FÉRIAS NA ÉPOCA CERTA. A LEI EXIGE O CUMPRIMENTO DOS DUZENTOS DIAS LETIVOS.

Lembro-me que quando empresário do auto-serviço, supermercadista em FEIRA DE SANTANA, o Sindicato dos Comerciários desorganizado, desestruturado e o Presidente do mesmo pleiteando uma candidatura a Vereador tentou organizar uma greve dos comerciários iniciando pelos nossos funcionários. Não conseguiram fazer a greve, DESMASCARAMOS, demitimos dos 1.500 funcionários quinze profissionais competentes. O Presidente do Sindicato não conseguiu estruturar sua candidatura mas prejudicou seres humanos.

Lembro-me também que aconselhei o Presidente do Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana fazer uma viagem ao Japão para aprender a fazer sindicalismo. A nossa empresa ofereceria a passagem de ida e o Sindicato assumiria a de volta.

SOU DEFENSOR DO DIREITO DE GREVE COM CRITÉRIO, COM AMPLO ESTUDO, PROVANDO QUE A REIVINDICAÇÃO É JUSTA E HÁ CONDIÇÃO DE ATENDER.

O que me deixa satisfeito é que o Brasil está avançando, o Ministério do Controle e da Transparência atua contra a corrupção e vejo um horizonte de melhor condição de vida para a sociedade trabalhadora.


Para que as pessoas façam uma avaliação, aí está na íntegra a CARTA ABERTA À COMUNIDADE da APLB – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA sem assinatura e data.

“Os profissionais em Educação de Ipiaú comunicam a toda a comunidade que em respeito aos pais e aos alunos decidiram em assembléia no dia 20 de outubro de 2006 retornaram as suas atividades, suspendendo temporariamente o movimento de greve.

Salientamos que mais uma vez está provado que não há por parte da administração municipal nas pessoas do Sr. Prefeito José Mendonça e da Secretária de Educação, Elaene de Andrade Pinheiro, nenhum compromisso e/ou interesse em garantir aos filhos desta Comunidade ema educação de melhor qualidade.

Importa ainda explicar à comunidade Ipiauense que o descaso do Prefeito prova que não é do seu interesse contribuir para crescimento intelectual da nossa juventude por que isso garantiria que gestores com o perfil ditatorial, arrogante, prepotente, antidemocrático e irresponsável fossem banidos da nossa sociedade.

Entendemos que a nossa luta apenas começou. E que a nossa responsabilidade enquanto profissionais foi reforçada por esta demonstração de coragem, perseverança, ordem e respeito até para com aqueles que utilizaram dos meios de comunicação para tentar manchar nossa imagem diante da comunidade.

Todos os esforços foram feitos para que o diálogo prevalecesse. Não obstante, diversos seguimentos da Sociedade que se fizeram solidários com a nossa luta, a exemplo da Maçonaria, Rotary, C.D.L. e Câmara de Vereadores, não foram considerados pelo prefeito. Nem mesmo o Ministério Público foi respeitado.

Neste momento agradecemos todo apoio dispensado pelos pais alunos e a Comunidade Ipiauense que estiveram conosco durante este início de luta. Não nos esquecemos também das emissoras de rádio e da imprensa que foram solidários aos Professores deste Município.

Por isto, os Professores da rede municipal de Ipiaú dão ao Sr. Prefeito, José Andrade Mendonça e à Secretária de Educação, NOTA ZERO pelo descaso e falta de compromisso com a educação.

A NOSSA LUTA CONTINUA!
APLB”

ELEIÇÃO - VITÓRIA DO BRASIL E FUTURO DAS CRIANÇAS.

Artigo nº 61/2006.
COM A REELEIÇÃO DO PRESIDENTE LULA, A SOCIEDADE TRABALHADORA E EMPRESARIAL DEIXARAM CLARO NÃO ACEITAR CORRUPÇÃO ESCONDIDA DEBAIXO DOS TAPETES.

A campanha foi antecipada um ano e meio. Começou com as CPI’s e foi para as Tribunas da Câmara e do Senado. A oposição tentou desestabilizar o Governo. EXAGERARAM TANTO QUE O POVO PERCEBEU. Senador, líder de partido, político que admiro, chegou ao extremo do desrespeito ao Presidente da República, usando expressão, naturalmente de desespero, porque não estava como diz o povo, conseguindo “DESARRUMAR” o Governo.

O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi fantástico. Colocou o Governo acima da capacidade humana de suportar as agressões dos candidatos a Presidente. Nos debates, o candidato que foi para o segundo turno, acredito por ouvir políticos que lhe apoiavam, teve comportamento semelhante.

Gostei dos debates. Reconheço os valores do candidato, ex-Governador GERALDO ALCKMIN, mas São Paulo concentra quarenta por cento da economia do Brasil e deveria ter melhor qualidade na segurança. O Presidente sempre muito delicado com seu adversário, dizia: “Alckmin sabe que não é assim”, o que somou muito ponto. O PRESIDENTE LULA dominava os assuntos do seu governo e a plataforma para o segundo governo. Os debates da SBT e da RECORD consolidaram a vitória porque mostraram que o PRESIDENTE LULA estava mais perto dos problemas do País e da realidade de vida do povo.

Slogan do Governo “BRASIL, UM PAÍS DE TODOS”. Coincidência, o Governo do PRESIDENTE LULA é do trabalhador, do profissional liberal, do empresário criativo, progressista, criador de emprego, das cinqüenta milhões de pessoas que estavam passando fome; crianças, jovens, mães, pais, avós e avôs.

Na campanha eu dizia, o Presidente tem muito da inteligência de JESUS CRISTO e da capacidade de IRMÃ DULCE, está fazendo muito. Foi competente em todos os momentos, na escolha do seu primeiro Ministro da Fazenda, do segundo, do Ministro da Justiça e de outros que foram fundamentais para o desenvolvimento E À BANDEIRA DE COMBATE À CORRUPÇÃO.

A substituição de Ministros é comum e os debates no segundo turno mostraram que o PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA não só sabe escolher Ministros, como sabe governar e tem coração, NÃO DEIXOU O TRABALHADOR EM SEGUNDO PLANO e chamou atenção do mundo no combate à fome.

O SEGUNDO TURNO FOI BOM, O PRESIDENTE LULA MOSTROU QUE TINHA OS PÉS NO CHÃO, PROJETO DE GOVERNO PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS E VISÃO PARA OS PRÓXIMOS VINTE.
1/2

Na tarde de domingo, expressei-me: NUNCA ME SENTI TÃO FELIZ, O TRABALHADOR GANHOU A ELEIÇÃO. No segundo governo do PRESIDENTE LULA, peço a Deus que ilumine cada brasileiro para acompanhar o dia-a-dia das ações. Acompanhar também projetos enviados ao Congresso. O povo conta com a imprensa falada, escrita e televisionada. O jornalista não tem hora, trabalha dia, noite e madrugada. Temos a INTERNET, fenômeno da nossa geração, e para somar, as TV´s Justiça, Câmara e Senado são fantásticas.

Na última semana do segundo turno, à noite, fiz campanha nos Municípios vizinhos a Ipiaú que os Prefeitos eram oposição ao PRESIDENTE LULA. BARRA DO ROCHA, ITAGIBÁ E IBIRATAIA, porque precisamos de um projeto para o desenvolvimento da região. O Governo do Estado enviou para o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio de Contas recursos para elaboração de um Projeto. Foi desperdiçado com licitação irregular. Os Prefeitos dos Municípios citados junto com um Deputado Estadual do PL acobertaram de forma irresponsável e desumana. Denunciei ao Ministério Público.

Na campanha os Prefeitos dos Municípios citados, agrediram-me, diziam que eu não apoiava chapa única. Usaram um mundo de palavras irônicas pensando que estavam melindrando-me. Não defendi chapa única, porque na minha história de vida sempre dei oportunidade ao trabalhador participar da administração e do lucro, e não mudei. Hoje não sou mais empresário do auto-serviço, continuo empresário na agricultura e pecuária e administrador público.

Escrevi muito na década de noventa. Voltei a escrever em dois mil e cinco motivado pelo Governo do PRESIDENTE LULA. Este é o sexagésimo primeiro artigo, escrito após o terceiro debate, vendo ali consolidada a vitória do povo. Desde o SEGUNDO ANO do Governo do PRESIDENTE LULA que não tinha dúvida de um segundo mandato do PRESIDENTE LULA. Está nos meus artigos.

Hoje, feliz, lembrei-me mais uma vez quando Edson Arantes do Nascimento, “PELÉ”, no seu milésimo gol pediu para tirar as crianças das ruas. É O QUE O PRESIDENTE LULA ESTÁ FAZENDO, LEVANDO-AS À ESCOLA. Lembrei também que meu pai, filho de um pequeno agricultor, proprietário de um sítio, foi para a escola porque quebrou um braço e não tinha condição de trabalhar na roça. Foi estudar em Ribeirópolis, a três quilômetros da sede do Município, ia andando. Tornou-se estudante e feirante vendendo fruta sazonal do sítio. Depois percebeu seu dom para o comércio e passou a vender outros produtos, inhame, aipim e farinha de mandioca. TRANSFORMOU-SE EM UM DOS GRANDES EMPRESÁRIOS DO PAÍS.

O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA COM ESSA GRANDE VITÓRIA, QUE NÃO É SÓ SUA, É TAMBÉM DO POVO, E O GOVERNO QUE ESTÁ FAZENDO O CONSOLIDA UM ESTADISTA. PARABÉNS BRASILEIROS!

Agradeço a publicação dos meus artigos semanais, aos presidentes, equipes e leitores dos Jornais AGORA, que circula no sul e extremo-sul da Bahia, e FEIRA NOITEDIA que circula em Feira de Santana, municípios da região e Salvador.

domingo, 15 de março de 2009

O BRASIL E MEU TIO ANTONIO ANDRADE.

Artigo nº 60/2006.

ANTONIO ANDRADE, JUSCELINISTA, feliz com o Governo de JUSCELINO que realizava cinqüenta anos em cinco, dizia, o Brasil é destruído durante o dia e reconstruído durante a noite, um Presidente determinado muda tudo isso em vinte e quatro horas.

ANTONIO ANDRADE, homem de visão, enxergava as riquezas do país e a força de seu povo. A BANDEIRA DO PRESIDENTE LULA contra a corrupção me faz lembrar a sua expressão, e me leva a acreditar que o Brasil, mesmo que muitos não queiram, vai mudar a facilidade que existe para o desvio do dinheiro público.

SÓ A OPOSIÇÃO, AQUELES QUE GOSTAM DE PRIVATIZAÇÕES DE QUALQUER MANEIRA, SEM MAIOR ESTUDO, NÃO ESTÁ VENDO A ATUAÇÃO DOS MINISTÉRIOS DA JUSTIÇA, DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA, POLÍCIA FEDERAL E DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

O SOGRO DE ANTONIO ANDRADE, SR. ANTONIO VASCONCELOS, que dava almoço em sua residência a quem estava com fome, lojista de destaque nas décadas de trinta a sessenta, no município de Itabaiana/SE, GETULISTA ATÉ A ALMA, gostava de OUVÍ-LO falar do governo do estadista.

MEU TIO EUCLIDES, EMPRESÁRIO, PREFEITO, DEPUTADO FEDERAL, inteligência admirável, não conheci ninguém mais carismático, administrava o município com a visão vinte anos à frente. Sabia olhar os pobres com o coração, tinha personalidade política marcante. Eu, ainda jovem, já cobrava condição de vida para o trabalhador, achava que a oposição ao governo de GETÚLIO VARGAS estava mais capacitada para governar o Brasil. Também admirava personalidades da política brasileira como LEANDRO MACIEL, ex-governador de Sergipe, e CARLOS LACERDA no Rio de Janeiro, na época Estado da Guanabara, que fez um governo que chamou atenção do mundo.

O Município de Itabaiana, do SR. EUCLIDES, do seu adversário político SR. ANTONIO VASCONCELOS, é um exemplo para o Brasil. Como muitos outros municípios do estado de Sergipe, Itabaiana cresceu com a reforma agrária natural. Impressionante, muita gente tem seu pedaço de terra, sua vaca, caprinos, planta mandioca, faz farinha e tem seu animal para ir à feira. Também tem uma boa distribuição de renda. Atribuo ao espírito desbravador dos sergipanos que tem também história com a LAVOURA CACAUEIRA NA BAHIA.

Hoje reconheço os grandes governos do PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS e do PRESIDENTE JUSCELINO KUBTSCHECK, GOVERNOS QUE A SOCIEDADE TRABALHADORA NÃO FICOU EM SEGUNDO PLANO. Daí para cá a pobreza cresceu no Brasil, apesar de ser um país rico, não teve a sorte de uma seqüência de Presidentes como os Estados Unidos e me parece que o Congresso tem melhor atuação do que o nosso. DEPOIS DESSE TEMPO TODO, VEIO O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA QUE NÃO DEIXOU A SOCIEDADE TRABALHADORA FICAR EM SEGUNDO PLANO.

Sr. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, quando fez o seu milésimo gol dedicou às crianças e pediu que as autoridades se voltassem para a EDUCAÇÃO. Isso tem décadas e parece que só quem ouviu foi o PRESIDENTE LULA, tanto que seus programas sociais estão tirando as crianças da rua para a escola.

O Brasil é um país continental com 27 estados, 5.560 municípios. Em Ipiaú implantamos em pouco tempo a moralidade administrativa e a corrupção zero. Para mudar o país é preciso que pelo menos oitenta por cento dos prefeitos assim pensem. Desejo contribuir para o Brasil com o sistema implantado em Ipiaú, APRIMORADO, mas é necessário que o povo brasileiro parta determinado para o que o PRESIDENTE LULA disse no seu pronunciamento na abertura do Fórum Internacional de Combate à Corrupção, os Prefeitos devem ajudar e o povo acompanhar a administração de seu município.

Quando assumi o governo de Ipiaú em 2001, a Câmara de Vereadores não aceitava implantar a moralidade administrativa. Enfrentei e conseguimos, o que CREDITO ao povo de Ipiaú, ao Judiciário e ao Ministério Público. Calamos a boca de vereadores, de políticos adversários e de uns poucos empresários que eram solidários aos mesmos. Hoje tenho grande satisfação em ver o município no rumo do desenvolvimento, o Ipiauense confiante no segundo grande governo do PRESIDENTE LULA e orgulhoso porque seu município é um exemplo para o Brasil.

No segundo turno já houve dois debates. No primeiro, o Presidente disparou nas pesquisas e no segundo mostrou ainda mais o seu governo e o que vai realizar. Impressionou-me a plataforma apresentada pelo PRESIDENTE LULA, com uma visão para os próximos vinte anos e o domínio quando fala das prioridades.

Surpreende-me o candidato de oposição não apresentar um projeto CONSISTENTE de governo, o que deveria ter elaborado quando pré-candidato. FIQUEI FELIZ APÓS OS DEBATES, ESTIVE COM COMUNIDADES POBRES E MUITAS PESSOAS ESTÃO ACOMPANHANDO E DEPOSITAM TOTAL CONFIANÇA NO PRESIDENTE LULA, QUE DISPAROU NAS PESQUISAS EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL E ESTÁ COM VINTE E QUATRO POR CENTO À FRENTE DO SEU ADVERSÁRIO.

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS. O Presidente no seu pronunciamento de campanha, domingo em São Paulo, disse que o pensamento era ganhar no primeiro turno, mas que o segundo turno está sendo bom para o povo ver mais ainda o projeto de governo.

SEGUNDO TURNO – O MAIS FORTE, O POVO.

Artigo nº 59/2006.

Momento importante do Brasil nas mãos do povo. O brasileiro cresceu muito nas eleições, está acompanhando os candidatos e se identificando com o Tribunal Superior Eleitoral, que criou o horário político, o voto eletrônico e proibiu a boca de urna.

O BRASIL TEM UM GRANDE GOVERNO. O mundo está ouvindo o PRESIDENTE LULA. Com as viagens internacionais fez crescer as exportações para aumentar a produção das indústrias, gerar emprego, colocou o País no rumo do desenvolvimento, pregou o combate a fome, e dá um exemplo no Brasil.

Estou assistindo aos programas eleitorais e já participei nessa campanha de três encontros de Prefeitos com o Presidente, dois em Brasília e um em Salvador; e um comício no Farol da Barra, sexta-feira, 06.10.06. Fiquei impressionado, o Presidente mostra seu governo e o projeto para o segundo governo conversando com o povo, transforma seu discurso em palestra.

O PRESIDENTE LULA tornou-se um político moderno. FOI ASSIM NO DEBATE NA TV BANDEIRANTE. Ao contrário do adversário, foi sempre cordial, mostrando o Brasil do Governo LULA, onde o trabalhador não ficou em segundo plano, o que era comum nos governos passados.

No debate e no programa eleitoral o adversário diz que vai fazer tudo. Não apresenta projeto, nem recursos, fica prometendo corte de gastos. Coincidentemente, o que ele diz que vai fazer o Governo do PRESIDENTE LULA vai continuar fazendo. No início da campanha, o adversário fazia restrições ao Programa Bolsa Família, querendo passar uma imagem para o povo que é um programa eleitoreiro, agora diz que vai ampliar. NÃO VÊ QUE PARALELO ao Programa Bolsa Família, que tirou quarenta milhões de famílias da fome e levou os filhos à escola, o Governo do PRESIDENTE cria emprego.

A bandeira do combate à corrupção é do PRESIDENTE LULA, que criou o Ministério do Controle e da Transparência para fiscalizar seu próprio governo e as prefeituras, in loco, através de sorteio, O QUE VI DE MAIS BONITO DE UM POLÍTICO. A corrupção que antes era acobertada pelas correntes políticas, e o Presidente diz que ficava debaixo do tapete, não teve apoio no Governo do PRESIDENTE LULA. Os grupos organizados há mais de uma década para desviar o dinheiro do povo VÊM SENDO DESMANTELADOS PELA POLÍCIA FEDERAL.

O adversário fala em baixar juros. O montante que o atual governo está pagando é da dívida que cresceu dez vezes no governo passado, mesmo tendo privatizado estatais. A taxa de juros vem baixando e o risco Brasil não existe mais. O GOVERNO LULA PAGOU DÍVIDA ATRASADA E TIROU O BRASIL DA TUTELA DO FMI. Hoje, a definição da política econômica do país é do governo, não é mais ditada pelo FMI. O boato de mais privatizações faz-me lembrar que na década passada, escrevi um artigo contra a privatização da Petrobrás. Lamentei a falta de planejamento e velocidade com que foram feitas as privatizações no Brasil.

JÁ PRESENCIEI GOVERNO QUE SE PREOCUPOU EM RESOLVER OS PROBLEMAS EXISTENTES NA SUA GESTÃO E O PRESIDENTE LULA TEM A VISÃO DE UMA POLÍTICA ECONÔMICA SUSTENTÁVEL PARA OS PRÓXIMOS VINTE ANOS.

O PRESIDENTE LULA NO HORÁRIO ELEITORAL DE QUINTA-FEIRA, 12.10.06, FEZ UM PARÂMETRO COM RELAÇÃO AO GOVERNO PASSADO E O ATUAL, ABORDANDO CORREÇÃO SALARIAL, EDUCAÇÃO, GERAÇÃO DE EMPREGO, CRESCIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR, INVESTIMENTO NO SOCIAL, MELHORAMENTO DAS ESTRADAS. O POVO ESTÁ ATENTO E VAI REELEGÊ-LO.

A Bahia elegeu para Governador um ex-Ministro, DR. JAQUES WAGNER. Sexta-feira, 13.10.06, participei de uma carreata em Ilhéus e outra em Itabuna. O povo demonstrava satisfação com a eleição de DR. JAQUES WAGNER e entusiasmo pela reeleição do PRESIDENTE LULA. As novas pesquisas do IBOPE já mostram que o Presidente está com cinqüenta e sete por cento e o adversário com quarenta e três por cento, uma frente de quatorze por cento. Ainda em Itabuna, DR. JAQUES WAGNER reuniu Prefeitos e políticos da região e fez uma palestra no mesmo estilo do PRESIDENTE LULA.

Na palestra do Governador eleito não só contou a trajetória da sua campanha, desde o primeiro momento em que anunciou ao PRESIDENTE LULA a decisão de se candidatar, como também a convicção de que seria eleito Governador da Bahia. O mais bonito foi quando se referiu ao Governador PAULO SOUTO, informando que já tinha sido definido um espaço na Governadoria para a transição. Não fiquei surpreendido porque antes e depois de ser Prefeito tive audiência com DR. PAULO SOUTO e o mesmo não só tratava dos assuntos com seriedade, como num momento difícil que cogitei deixar a Prefeitura de Ipiaú disse para eu ter calma, as coisas se resolveriam.

Pelo que ouvi na palestra, o Governador eleito JAQUES WAGNER realizará um grande governo, terá apoio do PRESIDENTE LULA, que já lhe antecipou que irá transformar a Bahia num canteiro de obras. COINCIDENTEMENTE, O POVO BAIANO É LULISTA.

Não houve tempo para o Governador eleito fazer um comício em Ipiaú. Apoiei a reeleição do PRESIDENTE LULA e do Governador PAULO SOUTO. Batalhei por uma força política para Ipiaú. O nosso Deputado Federal MÁRIO NEGROMONTE teve 5.248 votos e o candidato a Deputado Estadual, líder na região, JABES RIBEIRO teve 4.353 votos. O CANDIDATO DO PT PARA DEPUTADO FEDERAL TEVE 1.016 VOTOS E O ESTADUAL 704 VOTOS. PARA GOVERNADOR JAQUES WAGNER TEVE 10.530 VOTOS E DR. PAULO SOUTO 8.416 VOTOS.
IMPRESSIONEI-ME COM A VOTAÇÃO PARA GOVERNADOR. Vejo o valor que o povo está dando ao horário eleitoral e fico a pensar na força do número 13, E EU FALAVA NA CAMPANHA COM MUITA CONFIANÇA PARA O POVO VOTAR NO 13 DO PRESIDENTE LULA, e o número de DR. JAQUES WAGNER também era 13.

Nunca tive tanta satisfação numa campanha como nessa para reeleição do PRESIDENTE LULA. Continuo nas ruas com carro de som, mas resolvi não só falar, como entrar em todas as casas. Impressionante, as pessoas me abraçam e eu sinto que não é só por termos implantado a moralidade administrativa e o município estar caminhando para o progresso, é também por estar apoiando o PRESIDENTE LULA que considero um irmão de confiança do trabalhador.

NO PRIMEIRO TURNO O PRESIDENTE LULA TEVE 14.212 VOTOS EM IPIAÚ E SEU ADVERSÁRIO 4.812. ESTOU VENDO QUE NO SEGUNDO TURNO A VOTAÇÃO DO PRESIDENTE LULA SERÁ MUITO MAIOR.

 

Não deixem de postar suas perguntas e comentários!