Sejam bem vindos!

terça-feira, 31 de março de 2009

HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA

Artigo nº 151
Devemos agradecer a Deus a existência da imprensa falada, escrita e televisionada, sem a mesma não teríamos conhecimento a todo momento do que acontece no país e no mundo, a realidade em que vivemos. O mundo está melhor, todavia mais difícil.

Na década de oitenta fiz três viagens ao exterior. Nos Estados Unidos tive a visão de um mundo maior, no Japão vi o verdadeiro profissionalismo e na Europa, a participação do trabalhador no lucro da empresa.

Nos Estados Unidos admiro seu povo, o patriotismo, a democracia mas o descalabro que está acontecendo na economia atinge o mundo e lembra a crise de 1929.Chama atenção os caminhos que levaram a essa crise passando por cima do que dispomos de informações por meio do celular, da informática, do milagre da internet e da imprensa mostrando com velocidade o que acontece a cada momento. Foi conhecendo a Disney World que disse, esse é o mundo que não esperava que minha geração conhecesse, para contrapor, também não esperava ver o onze de setembro.

Na crise atual, onde estamos vendo desemprego, há realmente necessidade de acordos salariais para atravessar a mesma. Para o bom profissional é melhor provisoriamente metade do salário do que ficar desempregado. Todo acordo é válido para empresas atravessarem a crise, mas é preciso a discussão, se houvesse transparência na administração dificilmente estaria acontecendo mais esta crise.

Vi na televisão políticos e empresários falarem na reforma de sindicatos, não entro no mérito, não conheço o estatuto dos mesmos, a verdade é que na hora de grandes lucros o trabalhador não é lembrado, mas na crise o mesmo é procurado para negociar salário. O capital trabalho somou muito ao capital financeiro para a construção e crescimento do país e do mundo. A verdade é que sem o sacrifício do trabalhador fica difícil encontrar uma saída para superar a crise.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem numa seqüência de reuniões com ministros da área econômica, sindicatos e empresários tratando dos problemas para que a crise atinja o Brasil em menor escala possível.
É preciso despertar no empresário brasileiro a consciência da justiça social e que na administração pública, principalmente no Congresso Nacional, sejam elaboradas leis buscando o caminho para dificultar a corrupção, iniciativa tomada pelo Presidente Lula com a reestruturação da CGU-Controladoria Geral da União para num momento desse ter recursos para amenizar a situação da família do trabalhador desempregado, através do salário desemprego.

Nenhum comentário:

 

Não deixem de postar suas perguntas e comentários!