Sejam bem vindos!

terça-feira, 31 de março de 2009

A HORA DA EDUCAÇÃO.

Artigo nº 157
Temos há um século a Hora do Brasil, transmitida pelo rádio em cadeia nacional. Lembro-me ainda criança da importância que as pessoas davam a esse noticiário, altamente informativo. Quando governo em Ipiaú institui através de programa de rádio a Hora da Educação.

Nos meus artigos venho sugerindo implantar a Hora da Educação no horário nobre da televisão e do rádio com um tempo de vinte minutos, com educadores, psicólogos, médicos, odontólogos, nutricionistas, professores de educação física, administradores de empresa e voluntários.

Temas importantes: A gravidez da mulher, o cuidado dos pais e do educador no acompanhamento da criança de 0 a 6 anos, fase mais importante do ser humano, e dos 7 aos 18 anos. Destaco: Saúde, educação e formação da personalidade, alimentação e atividade física em todas as idades, meio ambiente, educação no trânsito, administração pública e de empresa, presidencialismo, parlamentarismo, efeitos da sonegação e corrupção, comportamento do parlamentar. Assim, vamos encontrar melhor relacionamento e valorização da pessoa humana, condição de vida com saúde, educação, emprego e salários.

Todos esses temas deveriam fazer parte do currículo escolar. Recentemente me surpreendi com o ensino do primeiro mundo quando vi o Presidente Barak Obama se referir ao que falta na educação de seu país. Infelizmente, no Brasil, os recursos da educação não são administrados com seriedade, principalmente nos municípios, razão de faltar o mínimo de qualidade.

Atividade física é fundamental para a pessoa preparar sua condição física e orgânica para a próxima década de vida, o fumo faz o contrário, além de roubar a inteligência, causa outros danos inclusive à saúde. A bebida traz prazer, descontração, promove relacionamento, mas deve ser na dose limitada, beber socialmente.
Na semana passada, a imprensa mostrou em São Paulo pessoas que perderam a vida porque as águas tomaram as ruas num tempo surpreendente, o lixo fechando as bocas de lobo. A ignorância por falta de informação traz danos irreparáveis. A dengue, por exemplo, em números assustadores, também está causando mortes. Com a Hora da Educação teríamos a população participando e cobrando mais da administração pública.

O BRASIL DO GOVERNO LULA.

Artigo nº 156
A posição internacional do Brasil hoje é diferente da década passada, o que comprova a competência do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estadista ouvido no mundo. Quando Ministro da Fazenda, Dr. Antonio Palocci, fez referência a medidas de governos anteriores, muitas foram dadas continuidade. Foi um Ministro importante.

Quando da visita do Presidente dos Estados Unidos ao Brasil, março de 2007, no momento em que ocupavam a tribuna, na entrevista coletiva, fiquei emocionado com as palavras de elogios e confiança que George W Bush dirigia ao Presidente Lula, comprovadas com a condição que o Brasil enfrenta a crise econômica internacional.

Março de 2009, chamou-me atenção o Presidente Barack Hussen Obama voltado para os problemas internos do seu país e o Presidente Lula, um dos primeiros a ter encontro com o mesmo. Fiquei orgulhoso do que o nosso presidente falou ao Presidente Obama, informou quanto o Brasil está exportando e importando dos Estados Unidos e disse que o comércio é uma via de mão dupla, necessário ser mais aberto e sem protecionismo.

O Presidente Lula, na viagem anterior, enfatizou a importância em dar atenção maior à reunião do G20, porque normalmente só é dada ao G7, os sete países mais industrializados do mundo. A partir da voz do nosso presidente vemos que há uma atenção maior para a pauta da próxima reunião do G20.

Sempre fui muito preocupado com a política brasileira, principalmente com a corrupção. Hoje temos um presidente que não aceita a corrupção e está combatendo. A política econômica tem uma linha definida, muda ministros, mas não muda a linha do governo.

O governo do Presidente Lula tem a confiança do trabalhador e da classe empresarial, recuperou as rodovias que estavam abandonadas, melhorou o salário, trabalha para gerar emprego e tem como prioridade saúde, educação e moradia, não aceita a fome.

Sábado, ao chegar de Ipiaú, estava satisfeito porque a sessão da câmara foi prorrogada até 00h30, e a discussão foi um projeto para garantir transporte aos universitários. Almocei no aeroporto, restaurante Paraguassu, seu proprietário o Francês Eric Ravache, disse-me que o Brasil é o país mais rico do mundo. Sua esposa franco-boliviana, Selma Ravache e os filhos de 14 e 17 anos estão felizes por morarem na Bahia.
Uma boa mensagem de uma família de outro país, para que os brasileiros estejam sempre ouvindo o Presidente Lula. Não tenho dúvida da capacidade da Ministra Dilma Russeff, mas também vejo com otimismo uma candidatura à presidência da república do Governador Jaques Wagner pela competência que demonstrou como ministro, candidato a governador da Bahia e governador.

O BRASIL QUE FICA PARA DEPOIS.

Artigo nº 155
Na Constituição tem artigos que dependem de projeto de lei para regulamentá-los, importantes para o país chegar à posição de potência mundial. A participação do trabalhador no lucro da empresa está na Constituição de 1945 e na de 1998 no capítulo II, artigo 7º., inciso XI, que também não foi regulamentada, falta até regulamentar o número coerente de vereadores para os parlamentos municipais, é o Brasil que fica para depois.

As reformas política, tributária e previdenciária não têm andamento. Quanto mais tempo passa, maiores são os problemas para o futuro da sociedade, em especial a trabalhadora. É urgente uma reforma que venha dificultar o desperdício do dinheiro do povo, unificar alguns impostos e viabilizar baixar a carga tributária à proporção que for diminuindo a sonegação e corrupção. A má administração nos municípios é de estarrecer.

Parece fundamental centralizar a arrecadação do país nos governos federal e estaduais. O total de recursos que cabe aos municípios deveria vir através de projetos considerados prioritários, os quais devem ser relacionados à extensão territorial e população; destinar complemento para atender as despesas dos municípios que a renda própria não é suficiente para cobrir os custos fixos e de manutenção, assim a distribuição da renda nacional seria coerente e proporcionaria desenvolvimento em todas as regiões. Gosto do PAC – Projeto de Aceleração do Crescimento, porque está dando prioridade a obras de infra-estrutura.

Reforma Política não vai trazer resultado se não for com voto distrital e financiamento público de campanha, a população dos municípios tendo seu real representante na Assembléia e na Câmara Federal estimularia a participação na administração.

Temos muitos congressistas preparados e competentes que já ocuparam cargos de vereador, deputado estadual e federal, governador, ministro de estado, secretário e senador. Essa plêiade de gente importante deveria se unir ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tem demonstrado sensibilidade social e preocupação com o futuro do país e da juventude, para as reformas necessárias. A estrutura física e de pessoal do Congresso é fantástica, se completa com as comissões, que têm missão de grande responsabilidade, como também nas Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais.

No Congresso, Assembléias e Câmaras Municipais, muitos parlamentares ficam metade do seu mandato preocupados com eleição de dois em dois anos, o que tem atrapalhado o andamento das obras e reformas. O ideal é de cinco em cinco anos com reeleição, a qual é de responsabilidade do povo. Deveriam se espelhar no governo do Presidente Lula, que tem trabalhado, tudo que foi realizado em governos passados e que era importante continuidade, deu prioridade, o Brasil todo está vendo, com exceção daqueles que não sabem fazer oposição, só pensam em se reeleger. Para viabilizar a reforma política os congressistas deveriam pensar em prorrogar os mandatos do executivo e do parlamento, dois anos e eleição geral em 2012.

O Presidente está sempre em reuniões com o Conselho que tem a participação e representação dos mais diversos segmentos da sociedade e com os líderes dos partidos do congresso. O que me faz admirar mais é que nessa crise internacional, o presidente intensificou as reuniões com a presença de ministros das áreas econômica, desenvolvimento e do Presidente do Banco Central, tomando decisões importantes.

Tenho experiência empresarial, profissional e na administração pública como Prefeito do Município de Ipiaú de 2001 a 2007, sendo que no segundo mandato governamos o município dentro do sistema parlamentarista, essa pouca experiência me leva a admitir tudo que coloco nesse artigo.

CARNAVAL E FUTEBOL.

Artigo nº 154
Brasil é o país do carnaval e do futebol. As escolas de samba do Rio de Janeiro impressionam pela beleza, criatividade e inteligência dos que fazem esse carnaval. O Rio de Janeiro, cidade mais linda do universo, o sambódromo fica ao olho do mundo.
Assistimos dentro do carnaval dois espetáculos que são os maiores do mundo. As escolas de samba do Rio, passei a acompanhar desde que a Beija Flor foi campeã com Joãozinho Trinta, e o carnaval da Bahia com os trios elétricos que têm a marca inesquecível de Dodô e Osmar. Outro espetáculo é a escolha da escola campeã.
O trio elétrico surgiu da genialidade de dois baianos, é admirado em outros países e é integrante do turismo da Bahia junto com a música baiana. Quando empresário em Feira de Santana tínhamos o bloco Mendonça, guardo na lembrança que o trio Dodô e Osmar puxou o mesmo no outro grande carnaval baiano, a micareta de Feira. Com o trio Mendonça passei a participar das reuniões que organizavam o carnaval de Salvador e tinha o carinho de Dodô e Osmar.
Conheci os carnavais passados, parabéns a todos que fazem hoje camarotes, trios, bandas e blocos, estendo aos governos do estado e do município de Salvador. A polícia militar comandada por essa pessoa admirável, Coronel Nilton Régis Mascarenhas e seu estado maior, fazia com que eu ficasse admirando as patrulhas nas ruas que treinadas e preparadas mostravam competência e trabalho. Gosto da parceria da polícia civil.
No governo de Dr. Antonio Imbassaí sugeri fazer a fusão do circuito Barra, Ondina e Campo Grande. Merece uma discussão. Saindo do Campo Grande, percorrendo o Vale do Canela, Avenida Ademar de Barros, Oceânica até o Farol da Barra, reurbanizando o trecho da Ademar de Barros e Ondina.
Futebol está também na alma, alegria e vibração do brasileiro. Não esqueço da copa de 1950, o Brasil parou antes e depois do jogo final, foi o primeiro que acompanhei através do rádio. O radialista transmitia com tal grandeza que parecia que estávamos vendo o jogo. Ademir Menezes, grande craque, corria com a bola nos pés, passei a gostar de futebol e torcer pelo Vasco da Gama. Cláudio Coutinho e a delegação do Flamengo em Feira de Santana num primeiro de fevereiro, aniversário de Maria das Graças, jantaram conosco, passei a ser torcedor do Vasco e do Flamengo.
Sou torcedor do Bahia mas fui conselheiro do Bahia, Vitória e Fluminense de Feira de Santana, também me tornei torcedor dos três. Em São Paulo, Palmeirense por causa da cor verde, mas em 1977 torci pelo Corinthias na conquista do campeonato Paulista, hoje sou corintiano.
O futebol brasileiro também transmite a inteligência de seu povo. São muitos os craques escolhidos, homens e mulheres, como os melhores do mundo. Gosto do futebol europeu porque a bola corre mais que o jogador. Gosto também do drible do jogador brasileiro, o mesmo tem que ser no momento certo e necessário. O futebol feminino cresceu tanto que me prende à televisão.O Brasil não é só carnaval e futebol, expressão que foi muito usada. Nessa crise da economia internacional está dando lição através dos ministros da área econômica e do Banco Central. A política econômica e social do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou um exemplo, dando prioridade à educação o Brasil passará a fazer parte do grupo dos países de economia forte.

RESPEITO AO POVO.

Artigo nº 153
Na presidência do Poder Legislativo de Ipiaú, meu desempenho será como foi no executivo e vejo que este é o sentimento dos demais vereadores. Não cabe no momento ficar criticando o atual governo do município porque cada um tem o seu estilo e demanda alguns meses para implantação, mas não compreendo ter fechado o CEO-Centro de Especialidades Odontológicas e a Farmácia Popular que tem uma boa estrutura física, com o objetivo de substituir o quadro de pessoal já treinado pelo Ministério da Saúde.

A falta de respeito aos estudantes universitários que representam o futuro, é grande. Por incompetência administrativa e política do governo que se instalou, suspenderam os ônibus que servem aos mesmos e deixaram de entregar as 1.600 cestas básicas e 400 cestas emergenciais, um crime contra as famílias necessitadas.

É comum no país com a alternância de governo demitir ou remanejar funcionários sem a menor atenção e respeito humano, não levando em consideração a competência profissional, o que não praticamos nos oito anos de nossa administração. Estão fazendo acusações infundadas para manchar a imagem do governo que antecedeu. Entendemos se encontraram irregularidades deveriam ter levado ao Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios e CGU-Controladoria Geral da União.

Nosso comportamento na presidência da Câmara será igual ao que tivemos nos sete anos à frente do executivo e o mesmo que a Prefeita Sandra Lemos teve em 2008. Para que o povo tenha participação no Legislativo a FM Ubatã no programa Enfoque Geral, das 12h às 13h30”, terá dez minutos diários para divulgação das ações da câmara de vereadores, sendo na quinta feira trinta minutos, quando o Presidente e os demais vereadores estarão falando com o povo.

À frente do governo de 2001 a 2007 e Sandra Lemos em 2008, tínhamos diariamente o programa na Linha com o Secretário e na quinta-feira o E Agora Prefeito. Faturamento de combustível era por veículo para confrontar com a quilometragem, e os postes de iluminação eram numerados para controlar substituição de lâmpadas, as licitações eram transparentes. Este é o Brasil do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reestruturou a CGU-Controladoria Geral da União e Ipiaú teve a satisfação de receber seus auditores em 2004.
Indispensável que a administração pública nos municípios seja transparente para que a comunidade e os conselhos possam acompanhar, caminho para o desenvolvimento, geração de emprego, melhor condição de vida e respeito ao dinheiro do povo.

O GOVERNO JAQUES WAGNER É UMA REALIDADE.

Artigo nº 152
Li na imprensa escrita que o Deputado José Neto declara que apoia o governo Jacques Wagner porque acredita no mesmo. Em 1990 fui às ruas de Feira de Santana com carro de som falar e ouvir o povo, defendendo a administração do dinheiro público com transparência. O mesmo faz o deputado, fico satisfeito em vê-lo no Poder Legislativo do Estado.

O deputado disse que acredita no governo Jaques Wagner e eu digo que o mesmo é uma realidade. Minha experiência de oito anos na Prefeitura de Ipiaú e os últimos dois anos acompanhando o governo do estado, levou-me a admirar a pessoa do governador e sua seriedade com o povo. O governador e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva são parecidos.

Na década de sessenta, estava em São Paulo, quando li manchetes de jornais, “John Kennedy ganha as eleições nos Estados Unidos”. O nome Kennedy me chamou atenção, passei a me interessar por política e acompanhar os governos dos Estados Unidos e do Brasil, ainda não vi um governo trabalhar contra a corrupção como o do Presidente Lula, os ministros da justiça atuantes, como também a polícia federal, a CGU-Controladoria Geral da União fiscalizando in loco e o Ministério Público, um poder importante.

O Governo Jaques Wagner é transparente nas ações e nos projetos, desde o início o governador faz reuniões abertas, como também seus secretários, para mostrar a linha do seu governo. Admiro os secretários que tive audiência, em especial a Diretora-Presidente da Conder Dra. Maria Del Carmem. O Presidente Lula já tem sua candidata para sucedê-lo e vamos estar com o pé na rua, porque não desejo ver uma parcela do povo brasileiro voltar a passar fome e crianças sem escola. Quando fui prefeito em Ipiaú abracei o Programa Bolsa Família como se fosse do meu próprio governo.

Os governos Lula e Jaques Wagner atuam na infra-estrutura, vemos como destaque obras de esgotamento sanitário, ruas, rodovias, educação, saúde, luz para todos e apoio ao empresariado que gera emprego. Coincidentemente, meu governo e o de Sandra Lemos atuaram nesses seguimentos.

No nosso governo em Ipiaú valorizamos os conselhos da saúde, educação e social, representam a comunidade, criamos a CGM-Controladoria Geral do Município e o conselho operacional de saúde; o Governador Jaques Wagner enviou projeto-lei ao legislativo para criar a CGE-Controladoria Geral do Estado e ainda não foi aprovado. Prezo a reeleição do governador ou que o mesmo seja o candidato para suceder o Presidente Lula.

Também me chamou atenção o apoio do governo Jaques Wagner ao esporte. A reforma com ampliação do Estádio Pituaçu foi elogiada pela comissão da FIFA e o novo projeto do Otávio Mangabeira (Fonte Nova) é grandioso, Salvador é a única capital que tem um estádio no coração da cidade.
Poderíamos citar muitas outras obras, não há espaço, mas o sistema viário com os viadutos no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães é fantástico. Gostaria de ver um projeto de uma pista elevada saindo da Avenida ACM, encontrando a Tancredo Neves, para acabar com o congestionamento.

HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA

Artigo nº 151
Devemos agradecer a Deus a existência da imprensa falada, escrita e televisionada, sem a mesma não teríamos conhecimento a todo momento do que acontece no país e no mundo, a realidade em que vivemos. O mundo está melhor, todavia mais difícil.

Na década de oitenta fiz três viagens ao exterior. Nos Estados Unidos tive a visão de um mundo maior, no Japão vi o verdadeiro profissionalismo e na Europa, a participação do trabalhador no lucro da empresa.

Nos Estados Unidos admiro seu povo, o patriotismo, a democracia mas o descalabro que está acontecendo na economia atinge o mundo e lembra a crise de 1929.Chama atenção os caminhos que levaram a essa crise passando por cima do que dispomos de informações por meio do celular, da informática, do milagre da internet e da imprensa mostrando com velocidade o que acontece a cada momento. Foi conhecendo a Disney World que disse, esse é o mundo que não esperava que minha geração conhecesse, para contrapor, também não esperava ver o onze de setembro.

Na crise atual, onde estamos vendo desemprego, há realmente necessidade de acordos salariais para atravessar a mesma. Para o bom profissional é melhor provisoriamente metade do salário do que ficar desempregado. Todo acordo é válido para empresas atravessarem a crise, mas é preciso a discussão, se houvesse transparência na administração dificilmente estaria acontecendo mais esta crise.

Vi na televisão políticos e empresários falarem na reforma de sindicatos, não entro no mérito, não conheço o estatuto dos mesmos, a verdade é que na hora de grandes lucros o trabalhador não é lembrado, mas na crise o mesmo é procurado para negociar salário. O capital trabalho somou muito ao capital financeiro para a construção e crescimento do país e do mundo. A verdade é que sem o sacrifício do trabalhador fica difícil encontrar uma saída para superar a crise.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem numa seqüência de reuniões com ministros da área econômica, sindicatos e empresários tratando dos problemas para que a crise atinja o Brasil em menor escala possível.
É preciso despertar no empresário brasileiro a consciência da justiça social e que na administração pública, principalmente no Congresso Nacional, sejam elaboradas leis buscando o caminho para dificultar a corrupção, iniciativa tomada pelo Presidente Lula com a reestruturação da CGU-Controladoria Geral da União para num momento desse ter recursos para amenizar a situação da família do trabalhador desempregado, através do salário desemprego.

 

Não deixem de postar suas perguntas e comentários!