Sejam bem vindos!

domingo, 24 de maio de 2009

ASSOCIAÇÕES DE PREFEITOS

Artigo nº 163

Um leitor disse no Jornal A Tarde de 04.05.09, coluna livre: “A marcha dos prefeitos é uma palhaçada de manifestação”. Não tenho a mesma opinião, os movimentos e discussões são importantes, necessário fundamentação e números. Na Bahia tem municípios que desperdiçam recursos, em outros faltam recursos, infelizmente a renda nacional está concentrada em setenta municípios.

A oposição no Congresso Nacional, nas duas casas, usa a tribuna para agredir o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ao assumir a presidência em 2003 foi um verdadeiro caixeiro viajante para crescer a exportação e gerar emprego. Nessa crise da economia internacional fez muitas reuniões com os ministros da área econômica, empresários e sindicalistas. Foi ouvido e elogiado por outros governos na reunião do G-20. Para evitar que a crise atingisse o Brasil, maior desemprego e queda da arrecadação, baixou alguns impostos e isentou outros.

Se as questões dos municípios fossem colocadas sem politicagem, tratadas como deve, as associações de prefeitos dos estados levantariam a realidade de cada município e apresentariam ao ministério da fazenda a relação dos que estão sem condições de atender aos custos fixos e operacionais. Para fazer isso é só ver o sistema implantado no governo de Ipiaú, 2001-2008, era apresentado ao povo o fechamento das contas do mês e o orçamento para o mês seguinte em praça pública e a documentação ficava à disposição da comunidade.

A administração dos municípios precisa encontrar o caminho para ter seu projeto de desenvolvimento urbano com plano diretor para crescer com esgotamento sanitário, aterro sanitário, água, energia, saúde e educação, também na área rural. O povo não deve eleger candidato que ao assumir uma cadeira na câmara de vereadores ou a prefeitura, dê prioridade a financiadores de campanha. Se na reforma política for incluído financiamento de campanha para prefeito e vereador será um salto para renovar a administração pública com a participação da mulher e do jovem, teríamos uma democracia mais forte com menos corrupção.

No Brasil do governo Lula, a economia mudou também nos municípios e o país é um dos mais preparados para enfrentar essa crise econômica internacional, porque desde 2003 luta contra a corrupção, aí está a atenção do Ministério da Justiça apoiando o trabalho da Polícia Federal, a CGU-Controladoria Geral da União, os Tribunais de Contas e presença firme do Ministério Público.

Nenhum comentário:

 

Não deixem de postar suas perguntas e comentários!