Sejam bem vindos!

domingo, 15 de março de 2009

O TRABALHADOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NA EMPRESA.

Artigo nº 23/2006.

Na China, a sociedade trabalhadora tem salário baixo, mas a economia está chamando a atenção do mundo. O trabalhador é incentivado para produzir com gratificação. Está havendo retorno para a economia e acredito que também para o próprio trabalhador.

Em mil novecentos e oitenta e quatro, estive no Japão por duas semanas e conheci a política de Qualidade Total, chamada, na época, CCQ-Ciclo de Controle de Qualidade. Gostei e implantei em nossa empresa. A empresa japonesa quando fecha o seu balanço com lucro, gratifica o funcionário com salários extras.

DEFENDO HÁ TRINTA ANOS PARA O BRASIL, A PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR NA ADMINISTRAÇÃO E NO LUCRO. NO BRASIL, TEMOS POLÍTICA SIMILAR À DA CHINA, QUANDO O COMÉRCIO GRATIFICA O COMERCIÁRIO COM COMISSÃO SOBRE AS VENDAS.

O Deputado Federal de São Paulo, DR. ARNALDO FARIA DE SÁ, já me solicitou os critérios para participação do trabalhador no lucro da empresa. Gostaria que todos os Deputados da Bahia tivessem atenção com os Prefeitos como DR. ARNALDO tem comigo nos corredores do Congresso Nacional.

Não posso deixar de reconhecer que temos também atenção especial na Liderança do PP-Partido Progressista e do Líder da Bancada, Deputado DR. MÁRIO NEGROMONTE, do Deputado DR. JOSIAS GOMES e na Bahia, do Ex-Prefeito de Ilhéus DR. JABES RIBEIRO.

ACHO BOA DISCUSSÃO A PARTICIPAÇÃO NO LUCRO DAS EMPRESAS; após o imposto de renda da pessoa jurídica, não incluindo despesas financeiras vinculadas a investimentos, destinar vinte por cento do lucro operacional para o trabalhador, proporcional ao seu salário.

A PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR NO LUCRO DAS EMPRESAS SUPERARIA OS BAIXOS SALÁRIOS, CRESCERIA O PODER AQUISITIVO SEM O PROBLEMA DA INFLAÇÃO, PORQUE A PRODUÇÃO CAMINHARIA PARALELAMENTE.

É indispensável avaliação diária de desempenho do trabalhador. O trabalhador que não for bem durante o exercício, não receberá sua participação no lucro, e o valor correspondente será creditado em um fundo destinado a programas de lazer da empresa.

A participação do trabalhador no lucro está nas Constituições de quarenta e cinco e na de oitenta e oito, mas não foi regulamentada.

É um avanço importante diante do mundo atual, da globalização e da inquietação social, a participação do trabalhador na administração. No lucro, é uma questão de bom senso, estará resgatando o que a força do trabalho representou para o país até hoje, superando as injustiças sociais.

A política econômica instável, movida mais pela corrupção e muito menos por erros, nos últimos trinta anos, empobreceu a sociedade trabalhadora e fez desaparecer a classe média.

O Deputado DR. LUIZ EDUARDO MAGALHÃES continua presente no Congresso, é constante referência à sua pessoa, mas está faltando a sua voz, que vivia vinte e quatro horas pensando em reformas, e não em politicagem.

O Senador DR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, quando Presidente do Congresso, quatro anos que jamais serão esquecidos e estão nos anais da Casa, apresentou projeto de dez bilhões para criação do Fundo de Combate à Pobreza, conseguiu aprovar quatro bilhões, uma vitória importante. Com este recurso, diminuiu a fome de muitas pessoas.

O Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ao assumir o Governo, um dos seus primeiros atos foi o Programa Emergencial Fome Zero; comprova que o Senador estava certo. Fez um bom governo nestes três anos. Aí está o Bolsa Família, Fundescola, Luz Para Todos, Agricultura Familiar, os aumentos do salário mínimo, atuações dos Ministérios do Controle e da Transparência, da Justiça e da Polícia Federal. Está tapando os buracos das rodovias; não sei o que foi feito nos oito anos do Governo passado, porque as rodovias estão totalmente deterioradas, com algumas exceções.

Tenho convicção que o Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, reeleito, dará outra condição de vida à sociedade trabalhadora, e não são simplesmente minhas palavras, o seu Governo retrata essa vitória na área econômica e no combate à corrupção.

Falar em reeleição vem logo em minha mente a importância da reeleição de Governadores que são destaques no Brasil. O da Bahia - DR. PAULO SOUTO, de Minas Gerais - DR. AÉCIO NEVES, do Espírito Santo - DR. PAULO HARTUNG e o do Rio Grande Sul - DR. GERMANO RIGOTTO, se o mesmo não for candidato do seu partido à Presidente da República.

A oposição só bate no Governo, tanto que o povo está vendo que anteciparam a campanha não em meses, mas em anos. Aí está a última pesquisa. Vejo que a oposição poderá ter um grande candidato, o Governador de São Paulo, um dos políticos preparado da Nação, DR. GERALDO ALCKMIN, mas o PSDB esteve oito anos no Governo e por incompetência do Partido, entregou o país quebrado ao Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

A dívida está perto de novecentos bilhões de dólares e o Governo atual está administrando sem contar com recursos de privatizações, porque todas foram feitas no governo passado; também não tem como buscar empréstimos, a capacidade do PROFESSOR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO lhe permitiu tomar todo o limite. O que o Governo conta agora é com juros a pagar e amortização da dívida, o que está fazendo.
Estamos informados que no crescimento astronômico da dívida, no Governo passado, foram contabilizados juros acumulados e empréstimos tomados pelos Estados que a União assumiu.

O Governo do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, inteligentemente, mudando alguns ângulos da política econômica do governo passado, com o extraordinário e competente Ministro da Fazenda, conseguiu evitar a recessão, está levando o país para o desenvolvimento, diminuiu o desemprego, dobrou as exportações, o Risco-Brasil caiu de tal forma, que os números são surpreendentes e está mantendo a estabilidade do real.

Pagamentos da Prefeitura de Ipiaú têm três assinaturas no cheque e uma é a do Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Município. QUANDO SE TRATA DE PAGAMENTO DA SAÚDE OU DA EDUCAÇÃO, A SECRETÁRIA DA PASTA TAMBÉM ASSINA. Antes da documentação ser encaminhada ao Tribunal de Contas dos Municípios, o Prefeito faz uma leitura para verificar se a mesma está de acordo com o sistema implantado, mesmo tendo Departamento de Auditoria composto por estudantes universitários.

O funcionário público participando da administração, não ficaria sem correção salarial acumulada. Mensalmente, a Prefeitura de Ipiaú fecha as contas, a Vice-Prefeita SANDRA LEMOS, que ocupa a posição de Chefe de Governo, apresenta em praça pública o fechamento do mês e o orçamento impositivo do mês seguinte, com uso de data show e a documentação é colocada à disposição para tirar qualquer dúvida ou suspeita.

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM TRANSPARÊNCIA TOTAL, TERIA MENOS CORRUPÇÃO, MAIS DESENVOLVIMENTO E MENOS DESEMPREGO. SE O TRABALHADOR DAS EMPRESAS PARTICIPASSE DA ADMINISTRAÇÃO E DO LUCRO, A CONDIÇÃO DE VIDA SERIA OUTRA; TERIA MENOS SONEGAÇÃO, A CARGA TRIBUTÁRIA SERIA COERENTE, TERÍAMOS MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E MERCADO CONSUMIDOR FORTE.

FINALIZEI O ARTIGO. O QUE ACRESCENTAREI ABAIXO SÃO EXEMPLOS DA POLÍTICA NAS NOSSAS EMPRESAS.

Mendonça Supermercados, mês de dezembro, festa de congraçamento. Fazia mensagem que terminava em pronunciamento. Em mil novecentos e oitenta e um, fiz referência à China, que tem regime fechado. Tive receio de ser mal interpretado, consultei antes um Ministro de Estado porque o evento tinha cobertura jornalística do SR. JOSÉ CARLOS PEDREIRA (ZÉ COIÓ), hoje Presidente do JORNAL NOITE DIA, DE FEIRA DE SANTANA.

A festa era bonita, MARIA DAS GRAÇAS MENDONÇA, extraordinária. Não participava da administração da empresa, mas tinha a simpatia dos funcionários. Presidia a Comissão da organização da festa, distribuía presentes e lanches para os filhos dos funcionários. Hoje, MARIA DAS GRAÇAS faz o mesmo para as crianças de Ipiaú.

Mendonça Supermercados tinha política comercial e de valorização do funcionário de tamanha grandeza que era comentada pelo fornecedor de todo o país. Tivemos oportunidade, na década de oitenta, de fazer palestra no Congresso de Supermercados no Rio de Janeiro, com a presença de dois mil convencionais. Falei da participação do funcionário na administração e no lucro, com avaliação diária de desempenho.
Mendonça Supermercados, na política de valorização do funcionário, dava a participação ao mesmo na administração e no lucro, e na BR 324, encontrava-se o Clube Recreativo Mendonça, tinha também ônibus de luxo da Marcopolo para excursões.

A empresa incentivava o esporte, realizava campeonato amador paralelo ao do município. Cada loja tinha seu time. Havia até ciúme da liga porque dávamos apoio e incentivo financeiro ao melhor árbitro do ano, melhor técnico, melhor jogador, ao artilheiro, times campeão e vice-campeão, ao jogador que durante o campeonato não era expulso e não faltava aos jogos. Nas empresas, o esporte, lazer, políticas comercial e de pessoal, devem ser tratados no mesmo nível. O ESPORTE TRAZ EDUCAÇÃO, SAÚDE, DESENVOLVIMENTO FÍSICO, ORGÂNICO E MENTAL, COMBATE O CIGARRO E OUTRAS DROGAS QUE ROUBAM A INTELIGÊNCIA DA PESSOA HUMANA.

Nas lojas de Feira de Santana e Alagoinhas, Mendonça Supermercados tinha um total de mil e quinhentos funcionários, que alcançavam com a participação no lucro, acima de dezessete salários ao ano. Política esta que temos na Fazenda Oceania.

A Fazenda Oceania, na década de noventa, no sistema arista, o trabalhador rural alcançava vinte salários e meio ao ano. Hoje, no sistema de parceria, já alcançou novecentos reais por mês e uma média anual de setecentos reais. Mesmo com a queda do preço do cacau, na safra de dois mil e três a dois mil e quatro, alcançou média de quinhentos reais. O próximo balanço operacional será fechado dia trinta de abril de dois mil e seis.

DESEJO VER UM PAÍS FORTE ECONOMICAMENTE, COM A SOCIEDADE TRABALHADORA FELIZ, MELHOR EDUCAÇÃO E SAÚDE, QUE ESTÃO AINDA MUITO A DESEJAR, APESAR DOS BONS MINISTROS NESTAS ÁREAS NOS ÚLTIMOS GOVERNOS. DESEJAMOS QUE AS PESSOAS POSSAM VIVER COM ALEGRIA, SEM TANTA INSEGURANÇA, SEM ÔNIBUS SENDO ASSALTADOS NAS CIDADES E ESTRADAS. A NOSSA EMPRESA É UMA HISTÓRIA SIMPLES, MAS QUE NÃO DEIXA DE SER UM BOM EXEMPLO.

Nenhum comentário:

 

Não deixem de postar suas perguntas e comentários!