Artigo nº 25/2006.
É uma satisfação falar sobre o Ministro DR ANTONIO PALOCCI. Nos meus artigos, tenho me referido ao Governo do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e a muitos dos seus Ministros de Estado – Fazenda, Justiça, Esporte, Agricultura, Controle e Transparência, Relações Institucionais.
Falo sempre com admiração do DR. OCTÁVIO GOUVÊA BULHÕES, DR ROBERTO CAMPOS, DR. MÁRIO HENRIQUE SIMONSEN, PROFESSOR DELFIM NETO, DR. PEDRO MALAN e do extraordinário DR. ANTONIO PALOCCI, tão competente e patriota que enfatiza ações importantes dos governos antecedentes, somando às do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
O Ministro DR ANTONIO PALOCCI é uma lição de vida, competência e política. Perguntei, ano passado, a um Ex-Ministro do Governo do Presidente ERNESTO GEISEL, como um médico pode ter tanto domínio na área econômica. Ouvi: o Presidente foi feliz na escolha do Ministro da Fazenda. Capacidade, bom senso, experiência, foi Deputado Federal e Prefeito.
O Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ao assumir o Governo, o país caminhava para inflação e recessão, com alta taxa de desemprego. Seu primeiro ato foi o Programa Emergencial Fome Zero. Aí está o Bolsa Família, Fundescola, Luz Para Todos, Agricultura Familiar, correção e aumentos no salário mínimo. Encontrou as rodovias deterioradas, está executando programa emergencial para condição de tráfego nas mesmas, mas com certeza, no segundo mandato, realizará o recapeamento total.
O Governo do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, inteligentemente, mudando alguns ângulos da política econômica do governo passado, COM O EXTRAORDINÁRIO E COMPETENTE MINISTRO DA FAZENDA, conseguiu evitar a recessão, está levando o país para o desenvolvimento, diminuiu o desemprego, dobrou as exportações, o Risco-Brasil caiu de tal forma, que os números são surpreendentes e mantém a estabilidade do real.
É impressionante a capacidade do Ministro da Fazenda e do seu Presidente. Aí está o Presidente como nenhum outro, combatendo a corrupção através do Ministério do Controle e da Transparência. Posso falar desta forma porque Ipiaú foi sorteado e fiscalizado pela CGU - Controladoria Geral da União. Foi possível ver o trabalho sério de auditoria na documentação e in loco dos quinze auditores, dos recursos que vieram do Governo Federal.
Pelo conteúdo deste artigo, não poderia deixar de lembrar do grande Ministro da Justiça, DR. MÁRCIO THOMAZ BASTOS. A Polícia Federal tem atuado tanto que está chamando a atenção do povo brasileiro. Tenho em meu pensamento que se o Judiciário em todo o Brasil tivesse espaço físico e pessoal necessário, daria velocidade aos processos e o Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em seu segundo mandato, colocaria o Brasil no Primeiro Mundo. O Ministro da Fazenda tem consciência de que é preciso baixar o Custo-Brasil e proporcionalmente diminuir a carga tributária.
Para baixar o Custo-Brasil, o Presidente tem colocado muito bem – tem que haver participação do povo e colaboração dos Prefeitos. Não tenho dúvida que a CGU aumentando seu contingente, os Prefeitos terão mais condições de colaborarem melhorando a administração, acabará com o desperdício do dinheiro. Depois da fiscalização da CGU, os Secretários de Ipiaú se tornaram mais profissionais.
O Presidente da República, desde o início do seu governo, trabalha para frear a corrupção. Necessário a Controladoria Geral da União aumentar a quantidade de municípios sorteados e os Tribunais de Contas fiscalizarem in loco. O Tribunal de Contas do Estado da Bahia já iniciou este tipo de fiscalização.
Criamos o Departamento de auditoria composto por estudantes universitários das mais diversas graduações, que fiscalizam todas as contas da Prefeitura. Ontem, no Jornal Nacional, ouvi que o Bolsa Família, em determinado município, está deixando de cadastrar pessoas necessitadas para cadastrar outras, fugindo ao critério estabelecido. Naturalmente, é o que digo sempre, beneficiando cabos eleitorais. Em Ipiaú isto não tem como acontecer porque a Secretaria de Educação e Cultura cadastra e os estudantes-auditores fiscalizam in loco.
O Brasil teve sempre competentes Ministros da Fazenda. Se tudo no governo dependesse do Ministério da Fazenda, o país já estaria no Primeiro Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário