Artigo nº 48/2006.
Em janeiro de dois mil e seis escrevi o Artigo - CHILE UM PAÍS, SANTIAGO UMA CIDADE COMPLETA. No mesmo me referi à Cidade de Ilhéus, comparando-a com VIÑA DEL MAR.
Após escrever o artigo que me referi fiquei com vontade de escrever sobre Ilhéus. Iniciativa que tive hoje, por ter chegado de Brasília sábado e me hospedado no HOTEL ALDEIA DA PRAIA.
O Hotel se confunde com o mundo bonito de Ilhéus. Boa localização. Quatro quilômetros do Aeroporto Jorge Amado, de frente para o mar e no fundo um pedaço da Mata Atlântica. Importante que seja sempre preservada.
O projeto arquitetônico do hotel é bom. Transmite inteligência e competência do arquiteto, e naturalmente teve a participação dos seus proprietários. Não conhecia o Hotel. Outros hotéis que já me hospedei, ficam distantes do aeroporto. O amigo RENATO SANTOS DA SILVA, empresário e taxista, o qual, sempre que indico seu nome para receber uma pessoa, considera o mesmo um gentleman, um Cônsul, sugeriu o hotel, dizendo que eu ia gostar.
O Hotel é aconchegante em todos os seus aspectos. Bom estacionamento na frente, uma rampa que leva ao pavimento superior, onde está um grande salão de recepção. No térreo, descendo uma escada no centro, encontra-se um belo salão onde é servido um bom café. A piscina tem uma área verde espetacular. Podemos considerar o apartamento stand como uma suíte. A suíte é destaque. Chamou-me atenção também o pessoal, bom atendimento. Pude ver que ALDEIA DA PRAIA está entre os bons hotéis do Brasil.
Como este artigo é publicado nos Jornais Agora de Itabuna e Feira Noite Dia de Feira de Santana, sugiro aos meus amigos feirenses estarem sempre que possível, em Ilhéus para ver uma cidade construída com o DEDO DE DEUS, porque a sua topografia com os altos e baixos, cortada por rios e mar, faz com que Ilhéus dispute beleza natural com três Cidades: Salvador, Rio de Janeiro, a mais bonita do mundo, e a querida Feira de Santana, plana, com suas largas avenidas.
Os Governos Federal, Estadual e Municipal devem fazer por Ilhéus tudo que for possível, porque Ilhéus se transformando numa cidade de primeiro mundo será referência no Brasil, como Curitiba e Goiânia sem o mar, Brasília com mar artificial, Projeto de OSCAR NIEMYER, LÚCIO COSTA E PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK.
Ilhéus tem histórias com personagens, que não saem do coração dos ilheenses, baianos, brasileiros. São muitas as personalidades, mas uma é mundial, JORGE AMADO, o qual considero itabunense e ilheense. O Município entre povoados, distritos e vilas, tem cinqüenta e duas localidades. O povoado Couto, no Distrito de Couto é destaque.
Ilhéus, a lavoura cacaueira, a indústria do cacau, os grandes armazéns, a Avenida Soares Lopes, o Porto Marítimo, a ponte construída no Governo de DR. LOMANTO JÚNIOR, se completa com seu povo.
No nosso primeiro governo, Sandra Lemos, Secretária de Governo, hoje Vice-Prefeita e Chefe de Governo, perguntava sempre o que eu tanto olhava quando estava chegando ou saindo de Ilhéus, a bordo de uma aeronave da TAM. ILHÉUS É BONITA, É COMO BRASÍLIA, NÃO ME ACOSTUMO, ESTOU SEMPRE QUERENDO VER MAIS.
Sábado estava em Ilhéus com seu ex-prefeito DR. JABES RIBEIRO, que admiro muito e encontramos um grupo de amigos. Nunca vi tanta simpatia e alegria como daquelas pessoas. Logo lembrei das belas histórias do seu povo.
Continuarei indo ao Ministério da Agricultura e vou chegar ao Presidente da República para insistir que o estudo para a recuperação da lavoura cacaueira, que muitas vezes não acredito que fui eu quem fiz com a participação do técnico agrícola da Fazenda Oceania FRANCISCO JOSÉ SILVA BARBOSA, com profundidade e seriedade, seja transformado em projeto para a recuperação da economia, não só do Município de Ilhéus como de toda região e conservação da Mata Atlântica. O futuro da humanidade não dispensa o cuidado com o Meio Ambiente. Parabéns ilheenses pelo que vocês são e pelo Município de Ilhéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário