Artigo nº 47/2006.
São Pedro. Os municípios circunvizinhos fazem São João. Cheguei na região em mil novecentos e oitenta e seis e Ipiaú estava à parte de tudo. PADRE EDNILSON VIVAS BATISTA e seu mundo católico faziam a única festa, São Roque, Padroeiro da Cidade, ainda hoje a maior do município.
Em dois mil e um ao assumirmos a administração do município fizemos um São João simples para as famílias que não podiam se deslocar para os municípios vizinhos. MARIA DAS GRAÇAS MENDONÇA conversando com SANDRA LEMOS reivindicou um São João melhor. Passamos a ouvir as pessoas. Veio a opinião da Empresária LIA COSTA para fazer o São Pedro, que foi acatada.
São Pedro dois mil e dois, dois mil e três, dois mil e quatro, dois mil e cinco e dois mil e seis. Vem acontecendo cada um mais forte. Os dois últimos surpreenderam a todos pela presença da família ipiauense e de toda região.
São Pedro de dois mil e três foi orçado em cinqüenta e cinco mil reais. Pedi para cancelar a festa por falta de recurso. SANDRA LEMOS protelou o cancelamento porque tinha contratado a Banda do destacado compositor e cantor CARLOS PITA, grande show da música do Forró Brasileiro. Antes de cancelar telefonou para CARLOS PITA, que respondeu “vou fazer o São Pedro de Ipiaú. O pagamento fica vinculado a data que a Prefeitura possa efetuar”.
A resposta de CARLOS PITA foi bastante para SANDRA telefonar para COCÓ, cantor e produtor da BANDA LORDÃO, dizendo que queria uma apresentação da mesma com valor especial. COCÓ é uma figura fantástica, não discutiu o custo da apresentação e disse: “SANDRA, a Prefeitura vai pagar o valor que couber no orçamento da festa do São Pedro”.
Quando SANDRA LEMOS começou a sua vida profissional, muito jovem, menina, recém-formada em Administração de Empresas, eu dizia à mesma: “Se apegue aos seus valores, sua inteligência, sua disposição e determinação pelo trabalho, porque o seu limite está na sua vontade. SANDRA conquista as pessoas com sua humildade, alegria e carisma. Foi o que notamos no governo que iniciamos em dois mil e um, acumulando secretarias e com a nossa reeleição, como Vice-Prefeita e Chefe de Governo.
Durante todos esses anos não dispensamos a presença das Bandas CARLOS PITA E LORDÃO, QUE CONSIDERO UM SHOW DE PRIMEIRO MUNDO. Também são contratadas para a festa apresentações de bandas do município, da região e novas atrações, mas nunca os expoentes que MARIA DAS GRAÇAS gostaria. São Pedro de Ipiaú cresceu e hoje é uma festa da região.
DOIS MIL E SETE, SE SÃO PEDRO JUNTO A DEUS E IRMÃ DULCE CONTINUAREM AJUDANDO (CHOVE A SEMANA TODA, MAS NOS TRÊS DIAS DE FESTA PÁRA), SERÁ UM GRANDE SÃO PEDRO NA PRAÇA SÃO PEDRO SE CONSEGUIRMOS CONSTRUIR O PARQUE DA CIDADE, OU NA PRAÇA SALVADOR DA MATA COM ARQUIBANCADA PARA O PÚBLICO E UMA GRANDE PISTA PARA TODOS DANÇAREM.
UMA HISTÓRIA BONITA DA FESTA DE SÃO PEDRO DOIS MIL E SEIS. A Vice-Prefeita apresentou um orçamento de cento e setenta mil reais. Disse: “O município não tem orçamento para fazer a festa”. Como nos anos anteriores, SANDRA LEMOS foi buscar apoio financeiro e conseguiu noventa e seis mil reais. Trinta e cinco mil da empresa que é orgulho da sociedade brasileira e uma das maiores do mundo, PETROBRÁS, dois Deputados Federais levaram Sandra até a diretoria da mesma. Quinze mil reais do FAZCULTURA que teve o apoio total da empresa MINSTEL - Materiais e Instalações Elétricas Ltda. Dez mil reais da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Dez mil reais do BRADESCO, cinco mil reais do BANCO DO BRASIL, cinco mil reais da Multinacional MIRABELA-Mineração do Brasil, pedido do filho e embaixador do município DR. PAULO RIBEIRO. Dois mil reais da SCHINCARIOL e abastecimento do frigobar do camarote da Prefeitura nos três dias da festa com a famosa cerveja SCHINCARIOL, refrigerante e água mineral e quinze mil reais de uma outra Multinacional que presta serviço aos quatrocentos e dezessete municípios do Estado da Bahia, mas que pediu reserva, porque não disponibiliza recurso para festas juninas. Foi uma atenção especial porque o Município de Ipiaú paga rigorosamente em dia.
OUTRO LADO BONITO DE SANDRA LEMOS. CONVOCA E MOTIVA TODA A EQUIPE DE SECRETÁRIOS, DIRETORES, CHEFE DE SETOR E FUNCIONÁRIOS NECESSÁRIOS PARA ORGANIZAR O SÃO PEDRO. CREDITA A TODOS ELES O SUCESSO E TRABALHO MAIOR DA FESTA.
A administração de Ipiaú é assim, tudo é feito com pouco dinheiro. Faz lembrar o que ouvi quando Ministro de Estado DR. ÂNGELO CALMON DE SÁ, ”IRMÃ DULCE é uma grande administradora, com pouco dinheiro faz muito”. É verdade, lá do céu administra com a equipe que formou, com apoio de profissionais liberais, médicos, advogados, administradores de empresas, a sociedade baiana como um todo, que continuam ajudando, O HOSPITAL SANTO ANTONIO. Presidente da República quando visita Salvador inclui o mesmo no roteiro.
Administrar um município com renda per capita de trinta reais, é difícil, mas é possível quando se tem uma SANDRA LEMOS E UMA EQUIPE DE SECRETÁRIOS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS COMO OS DE IPIAÚ. E ACIMA DE TUDO UMA COMUNIDADE QUE PARTICIPA E APÓIA A ADMINISTRAÇÃO, QUE ESTÁ SATISFEITA PORQUE IPIAÚ ESTÁ DANDO UM BOM EXEMPLO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário