Sejam bem vindos!

domingo, 15 de março de 2009

GOVERNAR.

Artigo nº 30/2006.

A corrupção na empresa privada vem do objetivo de sonegar e fazer caixa dois. Também acontece por desorganização e má administração. Nos governos Federal e Estadual, a corrupção também é levada pelo caixa dois, normalmente foge ao conhecimento do Presidente e dos Governadores; a estrutura estadual é grande e a federal, imensa.

Mesmo o sistema organizacional público sendo admirável, há relaxamento na administração, não sendo do interesse do funcionalismo público. Nos pequenos e médios municípios, imagino a má administração e desorganização em suas estruturas, mas o Prefeito tem condições de frear a corrupção, não acredito que não tenha conhecimento.

Se na maioria das empresas e na administração pública tivessem a política japonesa, seria diferente, mas o caixa dois impede a implantação. A administração pública tem mais um atenuante, as composições do primeiro escalão e, por conseqüência, do segundo escalão, são vinculadas à sustentação dos governos através dos Partidos no Legislativo, impedindo, às vezes, a indicação da pessoa certa para o lugar certo.

Em dois mil e um, no meu primeiro mandato, iniciei fora desse hábito tradicional. SE NÃO HOUVESSE INTERFERÊNCIA DO JUDICIÁRIO, ATRAVÉS DO JUIZ DR. ANTONIO MÔNACO, A CÂMARA MUNICIPAL TERIA ME TIRADO DO GOVERNO. Alegação: falta de atuação do prefeito. Não atendíamos os vícios tradicionais pouco ainda conhecidos da comunidade, mas coloquei o pé na rua com carro de som e levei o assunto à família ipiauense.

Em frente ao Juiz, o Presidente da Câmara e seu grupo de vereadores tremeram; nesse país, este tipo de político não respeita o povo. Foi bom porque o Ministério do Controle e da Transparência, através da CGU-Controladoria Geral da União, constatou que implantamos a moralidade administrativa total e corrupção zero. O povo acompanhou tudo e aquele grupo de vereadores, sem exceção, não conseguiu se reeleger.

Na oposição, pronunciamentos sem fundamentação, na Tribuna da Câmara e do Senado, não são incomuns, embora tenha outros pronunciamentos da oposição que nos levam a acreditar num Brasil melhor.

Lembro que o Deputado mineiro, do Partido dos Trabalhadores, DR. PAULO DELGADO, numa entrevista, na época, Presidente o Professor FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, chamou-me a atenção sua coerência e acima de tudo, seriedade e sinceridade. Desde aquela data, quando possível, acompanho os pronunciamentos de DR. PAULO DELGADO. Parlamentar preparado, sociólogo com cultura geral e simpatia admirável. Tem livros publicados com temas da maior relevância para o país, participa de importantes Comissões.

No artigo anterior, “Política, políticos e democracia”, manifestei A RESPONSABILIDADE DO POVO NO VOTO PARA ELEGER E REELEGER CANDIDATOS QUE TENHAM UMA HISTÓRIA E SENTIMENTO HUMANO TANTO QUANTO POLÍTICO. Admiro os políticos, especialmente os dedicados e atuantes, muitos deles da oposição que, pela seriedade e objetividade dos seus pronunciamentos, passam a ter não só admiração mas também, a confiança do povo.

O PAÍS PRECISA CRESCER NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Temos Governadores que avançam na renovação da administração. Admiro DR. PAULO SOUTO, competente e sério, muito jovem, JÁ ERA SECRETÁRIO DE MINAS E ENERGIA. FOI VICE-GOVERNADOR, SUPERINTENDENTE DA SUDENE, SENADOR, GOVERNADOR, ESTÁ PRÓXIMO A UMA REELEIÇÃO QUE O LEVARÁ AO TERCEIRO MANDATO.

Governador de Minas Gerais, DR. AÉCIO NEVES, ex-Deputado Federal, ex-Presidente da Câmara, faz um governo que surpreende o povo mineiro, o qual tem história. Considero o povo mineiro e o japonês os mais inteligentes do mundo, têm comportamentos em comum, gostam de ouvir para decidir. O GOVERNADOR DR. AÉCIO NEVES faz um governo que MOSTRA AO POVO QUE É POSSÍVEL GOVERNAR O ESTADO COMO EMPRESA.

Governador de São Paulo, DR. GERALDO ALCKMIN, ex-Prefeito de Pindamonhangaba, ex-Vice Governador e, na minha opinião, O MELHOR NOME QUE A OPOSIÇÃO TEM NO MOMENTO PARA CANDIDATO À PRESIDENCIA DA REPÚBLICA.

Governador do Rio Grande do Sul, DR. GERMANO RIGOTTO. Passei a acompanhar seu governo pela cordialidade ao receber nosso cumprimento no Encontro de Prefeitos em Brasília. Foi brilhante na Câmara Federal, é um nome indiscutivelmente presidenciável e acredito que será o candidato do PMDB.

Governador do Espírito Santo, DR. PAULO HARTUNG encontrou o Estado desorganizado em todos os seus seguimentos. Senador da República, quando tive oportunidade de acompanhar e admirar seus pronunciamentos na Tribuna do Senado. Faz um governo que está chamando a atenção do Brasil, com competência, determinação e experiência de ex- Prefeito de Vitória.

FICO FELIZ EM ESTAR VENDO, NA POLÍTICA BRASILEIRA, HOMENS DA ESTATURA DOS GOVERNADORES QUE CITEI. HÁ OUTROS NOMES, NÃO CITO PORQUE NÃO TENHO ACOMPANHADO. EXISTEM TAMBÉM NOMES EXTRAORDINÁRIOS NO CONGRESSO NACIONAL.
Esses exemplos são bastante para o que quero passar. Repito que nos seus Estados e municípios, o povo deve acompanhar a atuação do seu vereador na Câmara, administração do município de perto, exigir prestação de contas com uso de datashow ou retroprojetor em praça pública, Câmara de Vereadores, como também divulgar em veículos de comunicação. Acompanhar Deputados Estadual e Federal e o Governo do seu Estado.

No passado, tivemos um jornalista que, quando iniciou sua vida pública era simpatizante do comunismo, grande parlamentar, dominava os assuntos, considerado um dos melhores oradores do Brasil, CARLOS LACERDA. Inquieto, na oposição não tinha limites, mas, foi um exemplo como Governador da Guanabara. O Brasil perdeu em CARLOS LACERDA não ter chegado à Presidência da República, a Revolução de 1964 o impediu. Mas o país perdeu mais ainda por JUSCELINO KUBITSCHEK não ter feito o segundo mandato e deixarem o mundo, ainda jovens, o ex-prefeito FARIA LIMA e o Deputado LUÍS EDUARDO MAGALHÃES.

O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA TINHA A CONFIANÇA DOS BRASILEIROS COMO SINDICALISTA E POLÍTICO, CONSOLIDADA PELO GOVERNO QUE ESTÁ FAZENDO. AÍ ESTÃO AS PESQUISAS.

Presidente da República é o cargo mais alto, também o mais difícil para fazer bom governo. Acompanho a atuação do Presidente através dos seus pronunciamentos, dos seus líderes na Câmara e no Senado, da imprensa, da oposição e nas CPI’s. Assisto muitos interrogatórios das Comissões, para mim é uma escola, porque não sou político, mas gosto de política desde os dez anos de idade.

De dois mil e dois para dois mil e três, o país não estava em um bom momento. O Governo do Presidente Lula mudou o rumo. O povo terminou tomando conhecimento e, a partir de julho de dois mil e seis, SABERÁ MAIS AINDA DA CAPACIDADE DO PRESIDENTE que, costumo dizer, tem a inteligência de JESUS CRISTO.

DR. ANTONIO PALOCCI, hoje Ministro da Fazenda, foi fundamental na transição entre o governo passado e a posse, uma das passagens mais bonitas que assisti na política brasileira. O Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, um dos homens mais preparados do país, mostrou para o mundo o nível da democracia brasileira.

A oposição antecipou a campanha eleitoral, querendo atribuir ao governo, corrupção do falado caixa dois, QUE VEM DE OUTRAS DATAS. Exageraram tanto, atribuindo ao atual governo, que o povo caiu na realidade, o Presidente subiu nas pesquisas e, para descer, será difícil, diante do seu governo, sinceridade quando fala e do seu profundo sentimento social.

Decidi sair para reeleição em dois mil e quatro porque a Bahia tem um grande Governador e, nos meus pronunciamentos de campanha, dizia ‘vou para a reeleição porque tenho convicção que o Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA mudará a condição de vida da sociedade trabalhadora’. Não tenho dúvida pelo que já fez nestes três anos de governo, com a reeleição, no segundo mandato, surpreenderá muito mais, porque no momento seu governo já chama a atenção do mundo.

Num passado recente, o Brasil caminhou aumentando o empobrecimento da sociedade trabalhadora, levando grande parcela da população à condição de pobreza total. O Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ao assumir o governo, a primeira preocupação foi criar Programa Emergencial para esta parcela que passava fome e aí vieram outros Programas como o Bolsa Família, Luz para Todos, PETI, Agente Jovem, Agricultura Familiar. Mas não me canso de dizer, foi importante para o povo que vive principalmente no interior do Brasil, a CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA, com a fiscalização da administração dos municípios in loco.

No momento, o Brasil caminha para o desenvolvimento, diminui a taxa de desemprego, pagou o FMI e governa com independência em relação às potências econômicas.

O Presidente, preocupado com a taxa de desemprego que encontrou, autorizou a compra de uma aeronave porque a usada pela Presidência não oferecia segurança. Em uma seqüência de viagens, levou ao mundo o Brasil do governo LULA. Dobrou as exportações, base indispensável para a economia de um país e geração de empregos. Tem recuperado as rodovias que, nos últimos dez anos, deterioravam-se a cada dia que passava.

ESTE É O BRASIL DO MOMENTO E DO FUTURO, O BRASIL QUE DESEJAMOS. POR ISSO, ESTOU OTIMISTA, CERTO DA REELEIÇÃO DO PRESIDENTE.

Nenhum comentário:

 

Não deixem de postar suas perguntas e comentários!