Sejam bem vindos!

domingo, 15 de março de 2009

FIDELIDADE PARTIDÁRIA E ELEIÇÃO

Artigo nº 09/2005.

Partido deve ter programa que possa viabilizar projeto no orçamento. Fidelidade partidária é fundamental. Assim dará melhor condição ao eleitor para escolher seu candidato e o melhor partido.

Há cinqüenta e seis anos eu tinha dez anos de idade. Meu tio EUCLIDES, Prefeito de Itabaiana (SE), posteriormente Deputado Federal, dizia: “José vai ser político”. Eu já admirava o líder político DR. LEANDRO MACIEL que chegou a Governador do Estado de Sergipe pelo partido UDN (União Democrática Nacional) e pegava o microfone do serviço de som da cidade para falar de política.

Candidatos à Presidência da República, DR. GETÚLIO VARGAS E O BRIGADEIRO EDUARDO GOMES. Aracaju, Praça Fausto Cardoso, uma multidão, para ouvir o candidato do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) Dr. Getúlio Vargas. Lá estava eu. Lembro-me quando anunciada a palavra do candidato, a multidão faz silêncio total. DR. GETÚLIO inicia seu discurso: “Trabalhadores do Brasil”, prolongava a palavra trabalhador quando pronunciava. Prende totalmente a atenção da multidão e a minha, com meus dez anos de idade. Fico atento a todo o discurso e digo para mim mesmo: “Esse homem é o melhor para o trabalhador”. Vibrei com a vitória do DR. GETÚLIO VARGAS, mas continuei sendo simpatizante da UDN. Na década de cinqüenta, tinha dois partidos fortes no Brasil: UDN e PSD. É como nos Estados Unidos, Partido Democrático e Partido Republicano. A população dos Municípios se dividia, as famílias eram PSD ou UDN de verdade, como se fosse uma religião.

No mundo da indústria e do comércio marcas são importantes, como também no mundo político. Os líderes eram uma marca. Lembro-me bem do Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK, CARLOS LACERDA, NILTON CAMPOS e muitos outros.

Na Bahia temos uma grande marca consagrada, ACM. O SENADOR DR. ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES fez essa marca, fazendo a Bahia grande. Implantou a Lei de Responsabilidade Fiscal no Governo da Bahia antes da mesma existir. Em 1996 apresentou o projeto do orçamento impositivo que até hoje não foi votado. Outro projeto de Sua Excelência foi de socorro à pobreza, quando foram aprovados quatro bilhões.

DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES tem a marca ACM, mesmo ausente desse mundo, nunca estará ausente do Congresso, da mente e do coração dos brasileiros. Muito jovem, mas reformista autêntico. Presidente da Câmara, ocupou a presidência da República quando da viagem do PRESIDENTE PROFESSOR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E DO VICE-PRESIDENTE DR. MARCO MACIEL. Ouço de políticos de vários estados, que o Deputado seria Presidente da República.

Temos outro político com a marca ACM, coincidentemente seu nome é ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES NETO. Inteligente, determinado, estudioso, trabalhador e talvez estilo e temperamento diferente do seu tio. Dos mais atuantes no Congresso, com certeza futuro Governador da Bahia. Adversário do Senador de alta expressão da política baiana concorda comigo.

Temos outros políticos que têm marca. SENADOR TASSO JEREISSATI. Estive no Ceará na década de 60 e pude ver o grau de pobreza do Estado. Seus Governos mudaram o Ceará. O Ex-Governador, Ministro de Estado, Senador e atual Prefeito de Goiânia DR. ÍRIS RESENDE, chamou atenção quando dos seus Governos com programa de mutirão, construindo casas para os pobres. A marca MÁRIO COVAS, hoje do DR. GERALDO ALCKMIN, tirou o maior Estado do Brasil de uma situação financeira calamitosa. MINISTRO NELSON Jobim, todos os cargos que ocupou foi bom para o Brasil.

O país precisa da fidelidade partidária. Vejo o parlamentarismo um bom sistema. Ipiaú está sendo governado com base no sistema parlamentarista. A VICE-PREFEITA SANDRA LEMOS é Chefe de Governo e desempenha bem a função, com atuação que tem admiração dos Vereadores. Chama a atenção, sabe valorizar o funcionário público e motivar funcionários efetivos de 25 anos de Prefeitura para trabalhar pelo seu Município, cumprindo rotina profissional que se destaca, mesmo sendo simpatizantes de políticos de outras correntes.

Graças a Deus e à sabedoria do povo brasileiro nosso regime é democrático. Regime que tem defeitos, mas não tem outro melhor. É possível aperfeiçoar através de reformas e emendas constitucionais, com o Governo dando prioridade ao Poder Judiciário, com espaço físico e pessoal necessário, principalmente nos Municípios.

Independente de parlamentarismo o povo precisa votar em candidatos que defendam o programa de seu partido e no Congresso trabalhem pelo projeto do partido, assim sendo o povo pode esquecer o nome do candidato que votou, mas não vai esquecer o partido.

Os partidos devem apresentar candidatos que tenham história e sentimento por uma melhor condição de vida para a sociedade trabalhadora. Para um mundo melhor, a participação do trabalhador na administração das empresas e por justiça social no lucro, deveria ser assunto mundial como está sendo a fome.

O GOVERNADOR DR. PAULO SOUTO tem projeto e sou pela sua reeleição. O desenvolvimento da Bahia, que chama atenção do Brasil, está não só na seqüência de Governos, mas também no projeto e atuação do primeiro GOVERNO DE DR. PAULO SOUTO. Assisti em Brasília e em São Paulo, apresentado pelo Governador, o projeto para desenvolvimento do nosso Estado nos próximos vinte anos. A Bahia vem em uma seqüência de Governos desde 1990, com o Governo do seu maior líder SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES que já foi Governo quatro vezes, sendo uma no Governo do Município da capital baiana, Presidente do Congresso por quatro anos, Presidente da Elotrobrás, Ministro de Estado. DR. PAULO SOUTO está fazendo seu segundo Governo e a administração do Estado da Bahia é referência nacional e cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Lei de Responsabilidade Fiscal veio em boa hora. Caso contrário, o Brasil teria passado por situações mais difíceis do que vimos, através da imprensa, na Argentina. A Lei de Responsabilidade Fiscal não freia a corrupção, mas tem dificultado e muito. Antes era um descalabro no orçamento da maioria dos Municípios brasileiros. O Prefeito fechava as contas no seu último ano de mandato deixando débitos acima da capacidade que o Município podia dever. Isso também acontecia nos Estados. Tenho Ipiaú como exemplo, que só recolhia INSS do que descontava do funcionário, respeitando a lei de apropriação indébita que dava cadeia. Encontramos o Município devendo quinze milhões, não só ao INSS, mas também débitos com Estado referentes a contra-partidas, empresas empreiteiras, companhias telefônicas e folha de pagamento, com orçamento de doze milhões anuais.

Tenho informação do excelente EX-GOVERNADOR DR. CÉSAR BORGES, que se destaca também no Senado da República, QUE DR. PAULO SOUTO doa muitos sábados e domingos trabalhando para o Estado, vendo o que melhor pode fazer para o desenvolvimento e para os Municípios. E posso acrescentar, DR. PAULO é sério e competente.

Sou pela reeleição do PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, pelo que retrata seu Governo. Recebeu o país com um orçamento impossível de executar seu projeto de Governo no primeiro ano, com uma dívida externa enorme. Com alta taxa de desemprego, cujo quadro está mudando. Sem dispor de recursos de privatização de estatais, início de inflação e recessão. Sem meios para tomar mais empréstimos, porque o EX-PRESIDENTE, um dos homens mais preparados do Brasil, tomou tudo que pôde, por isso temos a Lei de Responsabilidade Fiscal, exigência dos credores.

O Governo do PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA suplantou tudo isso. Cresceu as exportações em cinqüenta por cento, preocupou-se com a pobreza e a fome e transformou os programas sociais existentes no programa Bolsa Família, que já representa um terço do salário. Está recuperando e programando manutenção das Rodovias brasileiras que na sua maioria estava deteriorada. Preocupou-se com a corrupção criando o Ministério do Controle e da Transparência para barrar a corrupção, fiscalizando a administração dos Municípios através de sorteio. O Município de Ipiaú é testemunha da importância e seriedade desse programa, porque Ipiaú foi fiscalizado.

Vejo que o PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA está levando o Brasil para o caminho certo e reeleito vai dar uma melhor condição de vida para a sociedade trabalhadora, sentimento do inesquecível PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS.

Nenhum comentário:

 

Não deixem de postar suas perguntas e comentários!