Artigo nº 14/2005.
Foi sempre meu pensamento uma maior participação do povo, da família ipiauense na administração do município.
No primeiro semestre de 2005, na abertura do oitavo Encontro dos Prefeitos, em Brasília, Marcha dos Prefeitos, e do quarto Fórum Internacional de Combate à Corrupção, no pronunciamento de Sua Excelência o Presidente da República, o mesmo apelou para os prefeitos e os demais presentes, combaterem a corrupção e administrarem bem o dinheiro público.
Foi bom ouvir o Presidente da República, já tínhamos criado na segunda reforma administrativa a Secretaria Municipal do Controle e da Transparência, inspirado no Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criou o Ministério do Controle e da Transparência, passando a orientar a CGU - Controladoria Geral da União.
Inspirado na CGU, criamos o Departamento Municipal de Auditoria, composto por estudantes universitários de diversas formações (graduações), subordinado a Secretaria Municipal do Controle e da Transparência.
Em convênio com a UNEB – Universidade Estadual da Bahia, já temos sete universitários trabalhando um turno, com remuneração de trezentos reais. Se necessário, vamos dobrar o número de universitários.
Os universitários surpreenderam, coincidindo com a inteligência dessa geração, parecem auditores profissionais. Importante que o Tribunal de Contas dos Municípios e a CGU vejam o trabalho de auditoria que os mesmos estão realizando e vamos veicular na Internet o relatório de cada auditoria.
É indispensável o acompanhamento da sociedade na administração pública.
Sempre coloco nas minhas entrevistas e pronunciamentos, qual a mãe, pai, avô e avó que não estão preocupados com o futuro dos filhos e netos; o futuro está no que os governos possam fazer para não vermos continuar sendo destruído o meio ambiente e o povo dar o seu voto a candidatos que tenham história, trabalho e sentimento por uma condição de vida melhor para as crianças, adolescentes, jovens, sociedade trabalhadora e empresarial.
Desde 2001 que o Município de Ipiaú está sendo administrado dentro do sistema que implantamos na nossa empresa em 1984, QUALIDADE TOTAL – POLÍTICA JAPONESA.
A contabilidade é fechada diariamente e apresentamos mensalmente na Rádio Educadora – Programa do Povo, em cadeia com a FM Ubatã, como também em praça pública, o fechamento das contas e o orçamento impositivo para o mês subseqüente, QUANDO É INFORMADO QUE A DOCUMENTAÇÃO ESTÁ À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO NA SEDE DA PREFEITURA PARA TIRAR QUALQUER DÚVIDA.
No mês de outubro de 2005, outra iniciativa, para maior participação da população. A pessoa que for a prefeitura fazer uma folha de rosto ou apresentar no Programa do Povo, Rádio Educadora, das 12:00h às 13:30h, na Linha com o Secretário das 13:30h às 14:00h, também na Educadora, mas em cadeia com a FM Ubatã, no Programa E Agora Prefeito, toda quinta-feira, das 12:30h às 14:00h, e apresentar uma idéia ou denunciar um veículo do município sendo usado fora do expediente público, ganhará um rádio.
Uma grande idéia que possa se transformar num projeto ou melhorar a administração, controles existentes, a pessoa ganhará três rádios; apresentar uma denúncia de desperdício de recurso, comprovando no Ministério Público, cada um da família ganhará um rádio.
O Governo da Bahia criou o QUALIOP – Qualidade em Obra Pública e anualmente destaca funcionários que apresentam idéias que ajudam na administração pública.
Penso que todos os prefeitos concordam com o meu pensamento - A transparência na administração pública é indispensável para responder a boateiros que não são donos da verdade, são donos da mentira e não sabem respeitar as crianças, adolescentes, jovens, sociedade trabalhadora e empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário